CORON

TORONTO

Roteiro de 4 dias pela maior cidade do Canadá

*Post escrito pela nossa parceira Laís Neves

Antes de começar a falar sobre este destino eu preciso me apresentar para você entender o porquê a Ana Luiza me chamou para falar sobre Toronto. Olá, me chamo Laís Neves e assim como a Aninha (para os íntimos) também amo viajar, a primeira vez que fui para Toronto foi em 2014 quando fiz um intercâmbio de 8 meses. Tive a oportunidade de vivenciar a cidade e experimentar todas estações, cheguei no final da primavera e voltei no início do inverno e, sem sombra dúvidas,  a minha favorita foi o Outono. Por isso que 5 anos depois, em outubro de 2019, eu decidi voltar para visitar amigos que ainda estão por lá e meus lugares favoritos. Dessa vez o tempo era bem curto, 4 dias e meio, era o que eu tinha disponível para montar o roteiro e acho que foi tão bem aproveitado que aceitei o convite para compartilhar com os leitores do blog. Sou o tipo de viajante que pesquisa muitos detalhes antes de chegar no destino então, se eu puder ajudar alguém com as minhas dicas vai ser incrível.

Como eu já conhecia a cidade, pude deixar de lado algumas atrações turísticas que são bem famosas  e que se você está pesquisando sobre este destino muito provavelmente já ouviu falar, como: CN Tower, High Park, Casa Loma, Niagara… enfim muitos lugares que desta vez não tive tempo de revisitar, mas vou colocar alguns como sugestões no roteiro.

Dia 1:

Depois de desembarcar e fazer a imigração no aeroporto, fui procurar a máquina que vendia o cartão PRESTO (https://www.prestocard.ca/en) que é o ‘Bilhete Único’ de Toronto, um cartão pré-pago que você usa nos principais transportes públicos (TTC).

Existem diversas formas de sair do aeroporto que você pode encontrar aqui (https://www.torontopearson.com/en/transportation-and-parking/public-transit-buses). A que eu escolhi e acredito ser a mais fácil foi pegar o ônibus 900 S que sai do T3 e vai para a estação Kipling do metrô e de lá já estava conectada a qualquer ponto da cidade.

O plano era chegar na casa e descansar um pouco do voo noturno, mas o dia estava tããão lindo que só tomei banho e já saí para encontrar uma amiga e fomos ao Distillery District (https://www.thedistillerydistrict.com/), uma antiga destilaria que foi transformada numa galeria/shopping a céu aberto, um lugar fofo e ‘instagramável’, tanto que sempre tem noivos tirando fotos de casamento, passeio perfeito para aquele dia ensolarado. O legal de lá é que eles mudam a decoração de acordo com a estação do ano e se você estiver na cidade no inverno você PRE-CI-SA ir ao Christmas Market que acontece por lá. É como entrar em uma cena de filme de natal, se estiver nevando então… ai ai #saudades.

De lá fomos de carro para a Dundas Square, a Times Square de Toronto numa escala beeem reduzida (não crie expectativas!), este não é o meu lugar favorito mas fica na região central da cidade então, mesmo que você não queira, vai passar por ali em algum momento.

Bem na frente da praça fica o Eaton Centre (https://www.cfshops.com/toronto-eaton-centre.html), um shopping center gigantesco que vale o passeio mesmo que seu objetivo da viagem não seja fazer compras (que inclusive não recomendo fazer lá porque como fica no centro as lojas estão sempre cheias e um pouco bagunçadas, perco a paciência logo).

Sempre que passava pelo Eaton eu observava o quanto o Canada é multicultural, ver pessoas muito diferentes umas das outras, cada uma com a sua cultura e tradição, ali, passeando no mesmo lugar era incrível! Uma prova disso é a praça de alimentação, são dezenas de restaurantes de culinárias variadas para atender toda essa Torre de Babel (rs!).

Depois de passear um pouco pelas lojas fomos para a Nathan Phillips Square, uma praça importante onde ficam os prédios da antiga e da nova prefeitura de Toronto e também onde está a instalação com o nome da cidade na frente de um laguinho que no inverno vira uma pista de patinação no gelo.

A noite encontrei outros amigos para conferir o Nuit Blanche, um festival de graça que acontece uma vez por ano das 7 da noite até as 7 da manhã onde colocam instalações de artes e apresentações espalhadas pela cidade e seu “objetivo” é andar pelas ruas para ver a maioria delas. Fui no ano que morei lá e adorei, agora estava empolgada com a coincidência dele acontecer exatamente no fim de semana que estaria na cidade, fomos em algumas instalações e achamos menos interessante que nos anos anteriores. Decidimos andar pela Queen St W, uma rua super cool e cheia de barzinhos e paramos em um qualquer para tomar uns bons drinks. Apesar da frustração, recomendo o festival se você estiver passeando por lá nesse dia.

Dia 2:

Era um Domingo nublado e reservei este dia para revisitar lugares do meu dia-a-dia, a casa que morei, a loja que eu trabalhei, que foram interessantes só para mim enfim, uma nostalgia só. Então vou colocar aqui um passeio que gostaria de ter feito se tivesse mais tempo.

Recomendo fazer um bate-volta em Niagara, a cidade fica à mais ou menos 1:30 horas de carro de Toronto na divisa do Canadá com os EUA. A grande atração é Catarata do Niagara (Niagara Falls) que arrepia só de olhar, nos meses mais quentes ainda é possível fazer alguns passeios de barco ou a pé perto das quedas d’água.  A cidade é super turística cheia de atrações, restaurantes temáticos, cassinos e lojinhas de souvenirs, bem no estilo Las Vegas.

No caminho você pode fazer paradas nas vinícolas de Ice Wine, que produzem o vinho docinho feito de uvas congeladas, e também em Niagara-on-the-lake, uma cidade fooofa que mais parece um cenário de filme romântico.

Fiz  este passeio 2x durante o meu intercâmbio, uma de ônibus de excursão com uma agência que a minha escola tinha convênio e a outra de carro alugado, cada opção tem seus prós e contras e depende muito da sua disponibilidade na viagem. Só não deixe de ir se tiver tempo.

Dia 3:

Diferente do dia anterior, eu separei este dia para visitar lugares que nunca tinha ido ou que fui uma vez e me arrependi por não ter ido mais. Fui de metrô até a estação Museum que por si só já é uma atração turística e comecei a andar pela região da UofT  (http://map.utoronto.ca/), o campus da Universidade de Toronto é lindo, além dos prédios históricos, tem muitos jardins e parques ao redor. Vale muito a pena se perder por ali e por uns minutos se imaginar como um dos estudantes (porque não?).

Para entrar mais na vibe, parei no Tim Hortons   (https://www.timhortons.com/),  uma cafeteria canadense tipo Starbucks, só que com preços menores, que tem milhares espalhadas pela cidade . Eu escolhi a de frente ao campus para pedir a minha bebida favorita, Iced Capp (S2) e um Bagel com Cream Cheese para tomar um café da manhã camuflada de jovem universitária.

A poucos metros da cafeteria está o Royal Ontario Museum (ROM) (https://www.rom.on.ca/), um museu de história, arte, cultura e que tem uma arquitetura super moderna, e é incrível por dentro e por fora. Neste dia não entrei, mas super recomendo se você curte.

DICA: um dia no mês a visita é de graça das 17:30 hrs às 20:30 hrs, só procurar no site na parte de ‘Tickets & Hours’ para saber quando é a próxima data.

Continuei o meu passeio a pé até a Spadina Ave., onde peguei o Streetcar 510A até a Dundas St W. e desci para dar uma voltinha rápida pelo o Kensington Market (http://www.kensington-market.ca/). Uma região beeem alternativa que fica paralela a Spadina Ave, cheia de grafites nas paredes, brechós, cafés e lojinhas diferentonas.

Daí, voltei ao ponto para pegar o mesmo streetcar e continuar descendo a avenida. Ah! Nessa região também fica a ChinaTown então não estranhe ver muitos asiáticos e os letreiros em chinês, e se quiser aproveite para comprar lembrancinhas de viagem por lá, são mais baratas.  A DICA é sentar do lado esquerdo do bondinho para ver a CN Tower aparecendo e se escondendo atrás dos prédios. Desci na estação Queens Quay West, uma região super agradável às margens do Lago Ontário. Andei um pouco por ali e sentei nas cadeiras da Sugar Beach, uma praia artificial com areia e tudo, para apreciar a vista linda do lago e a Toronto Island no fundo.

Peguei o mesmo stretcar até a Union Station, a estação central enorme, que faz a ligação de trem, metro, ônibus, bonde… uma loucura! Depois de me perder lá dentro (como sempre), achei a saída para Bay St. e comecei a andar pelo coração financeiro de Toronto.

Logo na esquina fica o Brookfield Place (https://www.bfplto.com/), um centro comercial cheio de restaurantes, eu comi no Marché Mövenpick, é um mercado estilo Etaly, com varias estações de comida feita na hora que você pode escolher de pizza a carne grelhada e o preço é acessível.

Continuei minhas andanças e um pouco mais a frente encontrei o prédio usado como cenário para o escritório dos advogados em NY da série Suits (Homens de Terno) na esquina da Bay com a Adelaide St. Taí uma curiosidade do Canadá, pela semelhança e proximidade com os EUA, muitas séries e filmes foram filmados no Canadá fingindo ser nos EUA para diminuir os custos com as locações, então pode ser que você reconheça alguns lugares também.

Segui andando, subindo a Bay  até a Dunda St, quando me surpreendi que estava de novo perto da Dundas Square. Não disse que uma hora ou outra você vai passar por lá? Pois é! Andar por Toronto, principalmente pelo centro, é bem simples, o mapa em forma de grade facilita muito na localização. Então coloque um tênis confortável e não tenha medo de se perder.

Depois de passar o dia inteiro vagando pela cidade, peguei o metrô e voltei para casa para jantar com a família que estava me hospedando. Vou colocar como sugestão para acabar este dia a visita a CN Tower (www.cntower.ca/), a famosa torre símbolo da cidade que depois desse passeio você já a viu de todos os ângulos, só faltou subir, né? Além da vista panorâmica e do chão de vidro, é possível reservar uma mesa para jantar no restaurante 360 ou, para os mais radicais, andar na parte de fora pendurado por cabos de aço.

Dia 4:

O dia estava lindo, ensolarado, céu azul, calor, tanto que tive até que comprar uma blusa de manga curta no meio do caminho. Perfeito para o passeio em Toronto Islands que tinha marcado com um amigo. O arquipélago é bem grande, como pode observar no mapa (https://www.torontoisland.com/images/toronto_island_map.pdf) e tem muitas opções de entretenimento desde parque de diversão à praia de nudismo, por isso é um lugar muito frequentado pelos canadenses em dias de sol.

DICA: planeje sua visita nos dias úteis.

Nos encontramos perto da Union Station e descemos pela Bay St., a mesma do dia anterior só que dessa vez no sentido contrário, em direção ao lago, até chegar no Main Land Ferry Terminal, que é o terminal onde pegamos as balsas para atravessar para a ilha.

Existem 3 opções de trajeto e o nosso critério de escolha era a que saísse primeiro então fomos para a Ward´s Island, compramos o bilhete de ida, porque a volta é de graça de qualquer ponto. Apesar ter sido bem aleatório eu adorei ter ido por lá porque eu nunca tinha ido para aquele lado da ilha, das outras vezes eu fui direto para a Centre Island, que é estação do meio e como o parque é gigante nunca tinha explorado os cantos. Mas, se você tem pouco tempo, recomendo ir direto para o centro. A travessia do ferry é bem rapidinha, menos de 15 minutos, dá tempo só de tirar umas fotos da vista.

Muita gente não sabe mas existem pessoas que moram na ilha e eu tinha a curiosidade de saber onde eram as casas delas e nesse dia eu descobri. Elas ficam em um vilarejo tombado perto da estação  que descemos, são varias casinhas, umas mais bem conservadas que as outras e entre elas a gente parava para observar a vista LINDA do skyline de Toronto. Sério, cada ponto eu achava que era melhor que o outro. Como é uma área mais residencial não tem muito o que fazer então resolvemos ir andando até a Centre Island e pegar o ferry de volta de lá, nesse momento tive um mini arrependimento de ter descido em Ward sem uma bicicleta. O caminho é longo mas fomos aproveitando sol e colocando o papo em dia.

Quando chegamos em Toronto, meu amigo sugeriu pegarmos aquelas bicicletas compartilhadas para voltarmos para a casa e eu amei, mais uma experiencia inédita para mim.  Como ele já tinha o cadastro, não tive que fazer nada, mas vou deixar o link da empresa aqui ( https://bikesharetoronto.com/how-it-works/) se você tiver interesse também. Já adianto que vale muito a pena, Toronto é uma cidade bem plana e com muita ciclovia.

Dia 5:

Já era hora de voltar e só tinha tempo de ir em algumas lojas perto de onde eu estava hospedada para comprar umas  besteirinhas de viagem e por isso vou deixar aqui como dica. A Dollarama (https://www.dollarama.com/en-CA/) é uma loja que vende de tudo até CAD $4 e muitas vezes você consegue alguns achados de marcas conhecidas mais baratas que no supermercado, tem em todos os pontos da cidade e, com certeza, você vai cruzar com uma pelo caminho, elas variam os produtos, então é legal conhecer mais de uma.

Espero que você tenha curtido o meu diário de viagem e que te ajude a planejar a sua ou ter incentivar a conhecer Toronto. Obrigada Aninha por esse espaço, adorei escrever sobre estes dias e relembrar um pouquinho de como foi.

E aí? Te ajudei A.Voar para Toronto? Deixa nos comentários o que achou.