PEQUIM
17 de dezembro de 2019
COSTA AMALFITANA
20 de dezembro de 2019

MILOS

Roteiro de 4 dias pela ilha grega de Milos

 

Milos tem aproximadamente 5 mil habitantes, mas na alta temporada a ilha fica repleta de turistas. Também não é para menos, uma das ilhas mais bonitas da Grécia, com seu azul turquesa, é de deixar o queixo caído. É uma ilha vulcânica que fica no arquipélago das Cíclades, no Mar Egeu.

Lá foi encontrada a famosa estátua de Afrodite, a “Vênus de Milo” (deusa do amor), que hoje está no Museu do Louvre em Paris.

Eu tinha uma alta expectativa sobre a ilha antes de ir, todo mundo que me indicou dizia maravilhas sobre Milos e eu estava esperando uma ilha DAQUELAS né. E agora posso dizer pra vocês, Milos é isso tudo que dizem MESMO, é simplesmente linda, com paisagens contrastantes, coisas que você não vai encontrar em outros lugares, como o paraíso perdido de Kleftiko, que é um passeio inesquecível, ou a perfeição de Sarakiniko, que te faz ter a certeza de estar na lua. Sem contar o CHARME que é o centinho com lojas em Plaka e o pôr do sol lá de cima. Juro, é tudo muito perfeito!

 

 

A ilha de Milos tem aeroporto, podendo ser acessada de avião. Mas, como quase todas as ilhas na Grécia, você pode também pode chegar pela via marítima com ferry. Existem barcos partindo de várias outras cidades para Milos, você pode encaixar no seu roteiro.

No meu caso, estava indo de IOS para Milos, então, a opção era o ferry. O tempo de viagem foi aproximadamente 3 horas e o valor do ticket em média de 50 euros por pessoa.

 

Para se locomover pela ilha a melhor opção é alugar um carro ou uma moto, para poder ficar livre e com fácil mobilidade pela ilha. Recomendo fortemente que você alugue um carro. Assim que chegar no porto você já encontra várias locadoras, mas na alta temporada já deixe o seu reservado.

Mas, se não tiver a opção de alugar um carro ou quiser economizar, você consegue acessar algumas praias com transporte público (mas, como não experimentei, não consigo falar sobre horários e se realmente funciona bem).

 

Como qualquer lugar de praia pela Europa, sem dúvidas a melhor época  para visitar é no verão europeu, nos meses de junho até no máximo setembro.

Fora dessa época, a ilha fica realmente deserta e faz bastante frio. Inclusive, muitos moradores da ilha só moram lá realmente no verão, passando o resto do ano em Athenas ou outra cidade grega com mais estrutura.

 

No mínimo de 3 a 4 dias, acredite, tem muitos lugares lindos para conhecer. Se ficar menos que isso, com certeza terá que fazer muitas coisas correndo e vai embora com gostinho de quero mais.

Nesse post eu trouxe para vocês meu roteiro dividido em 4 dias pela ilha.

 

Você pode escolher um dos três vilarejos para ficar em Milos: Adamas, Plaka ou Pollonia.

Mas recomendo ficar em Adamas (foi aonde ficamos), por ser perto do porto e do aeroporto, com bons hotéis e fácil acesso.

Em Plaka, você também vai encontrar bons hotéis, mas por ser a parte alta da ilha, pode complicar um pouco a mobilidade e o fato de algumas ruas serem acessadas apenas por pedestres. Como você vai acabar visitando Plaka de qualquer forma, não optaria em me hospedar lá. A mesma coisa de Pollonia, por ficar mais afastado e mais longe dos pontos principais, só me hospedaria se fosse ficar mais de 4 dias na ilha, fazendo tudo com mais calma.

Como eram 5 amigas, alugamos uma casa no airbnb (Adamas Sea View Side), que ficava uns 20 minutos do porto, em Adama-Zephyria.

 

O QUE FAZER EM 4 DIAS EM MILOS:
DIA 1:

Chegar pela manhã, com ferry bem cedo e pegar o carro alugado no porto. Deixar as malas no hotel e ir almoçar ou ir direto para praia e deixar o almoço para o final do dia.

Fomos direto para a praia de Plathiena, com água azul e areia branquinha, é o local ideal para relaxar no primeiro dia. Depois, bem próxima de Plathiena, está a praia deFiropotamos, também muito charmosa e calma.

Depois da praia, almoçamos na linda vila de pescadores de Mandrakia, no restaurante Medousa, que tem linda vista para o mar.

Mais para o final da tarde, vá até Plaka, lugar mais alto da cidade e perfeito para apreciar o pôr do sol (que é por volta das 20:30), seja da Igreja de Mármara, de alguns dos cafés como o Utopia ou seja do castelo (15 minutos de caminhada).

Você pode terminar a noite em Plaka também, já que o vilarejo possui diversas lojas, restaurantes e bares charmosos.

 

DIA 2:

Dia de visitar algumas das lindas praias da ilha:

Tsigrado: é pequena e de difícil acesso (precisa descer por uma escada e por uma corda), mas com certeza é uma das praias mais lindas de Milos.

Firiplaka: fica do outro lado da praia de Tsigrado, é de fácil acesso e linda também. Com mais estrutura, possui um bar e você pode alugar cadeiras e guarda sol.

Achivadolimni: possui acesso fácil, mas não tem estrutura de bar.

Sarakiniko: ponto turístico característico de Milos, esse paraíso que parece crateras lunares é simplesmente lindo. Você se sente na lua e acho que nunca vi um lugar tão diferente como Sarakiniko. As rochas calcárias possuem um branco que contrasta com o azul do mar e formam uma paisagem sensacional.

Papafragas: praia maravilhosa que fica entre dois paredões rochosos. Também é de difícil acesso, mas vale a pena a visita.

No fim do dia, você pode ir conhecer o vilarejo de Pollonia, que possui uma variedade de restaurantes e bares e um ambiente muito charmoso.

 

DIA 3:

Passeio de barco para Kleftiko Caves.

Alugamos um barco privado para o dia todo, que tinha refeições incluídas, levamos vinhos para o dia e valeu SUPER A PENA. Saímos do porto de Adamas pela manhã, passamos em frente a Klima (vilarejo de pescadores muito charmoso), depois fizemos duas paradas em duas costas lindas, com água azul e transparente para curtir o mar.

Chegando em Kleftiko, você se questiona: que que é isso? Esse lugar existe? Sim, realmente é UM PARAÍSO PERDIDO. Lindo, lindo, lindo de morrer. Ficamos algumas horas por lá, nadando, pegando sol, tirando fotos, percorrendo as cavernas de bote e apreciando a vista.

O almoço foi servido em Kleftiko e depois voltamos para o porto de Adamas.

Se você não quiser gastar muito em um barco privado, também existem opções de barcos compartilhados. Nesse caso, tem a opção de ir meio período, pela manhã ou a tarde, e o valor custa em média 30 euros por pessoa (com bebidas não alcoólicas incluídas).

Se você optar por fazer o passeio de meio período, quando voltar para Milos, vá conhecer mais algumas praias, como Provatas beach e Agios Sostis beach.

A noite, fomos conhecer o agito de Adamas, no bar Akri, uma delícia de lugar, super charmoso e com uma vista linda.

 

Dia 4:

Passeamos por Klima, uma vila de pescadores muito charmosa. De fácil acesso e com estacionamento, o local é rodeado por casinhas coloridas de pescadores, tem uma atmosfera bem tranquila e um restaurante delicioso que serve iguarias, carnes e frutos do mar. O nome do restaurante é Astakas.

Paramos em algumas praias pelo caminho e a tarde fomos pegar a balsa que leva até a ilha de Kimolos.

Se você ainda tiver o dia inteiro para passear em Milos, você pode visitar mais praias como: Agia Kiriaki beach e Paliochori beach.

Ou pode optar por um passeio mais cultural, visitando o vilarejo de Trypiti, o Teatro Romano Ancestral de Milos(um sítio arqueológico,  você vai conhecer o exato ponto onde foi descoberta a Vênus de Milos, caminhando mais um pouco chegará até o teatro, que tem uma vista incrível da Baía de Klima), as Catacumbas de Milos(os ingressos custam 4 euros, e o funcionamento é de terça à domingo: das 9h às 18:45h) e terminar o dia no vilarejo de Klima.

 

Medousa (Mandrakia): Tracional restaurante grego com comidas variadas, mas especialmente frutos do mar e peixes super fresco.

Utopia Café (Plaka): É um café/bar que oferece drinks. Tem uma vista linda e de lá se aprecia um lindo pôr do sol.

Armenaki (Pollonia): Restaurante especializado em frutos do mar.

Hanabi sushi (Pollonia): Se você gosta de comida japonesa, esse é o lugar. Menu variado com especiarias, delícias e com uma vista bem agradável.

Tarantella (Ágios Sostis): Restaurante tradicional grego, com opções de saladas e massas.

Astakas Klima (Klima): Delicioso restaurante à beira mar que serve peixes frescos.

Aggeliki (Adamas): Para quem gosta de doces esse é o lugar.

Barriello (Tripiti): Restaurante mais gourmet, que oferece carnes, peixes, risotos e saladas.

Flisvos (Adamas): Super tracional restaurante tipicamente grego. Possui um cardápio super variado, atendimento rápido bem no centro de Adamas.

 

  • Algumas sugestões de bares para noite:

Kri Kri (Plaka): Bar agitado da vila de Plaka com menu variado de drinks. Experimente o mojito, caipirinha ou o Krikrito, versão do Mojito preparado com Raki, uma bebida tipicamente grega. Live music todas as noites a partir das 22h.

Akri (Adamas): Bar, baladinha localizado em Adamas bem em frente ao porto. Vista bem legal, ótimos drinks e boa música. Aberto até às 6h.

Vipera Libetina (Adamas): Bar, baladinha localizado em Adamas na parte alta. Drinks gostosos, galera jovem.

Plori (Adamas): Bar, baladinha localizado em Adamas na parte alta. Drinks, coquetéis variados e música. Fica aberto até às 6h.

Yabanaki (Pollonia): Beach Bar localizado na vila de Pollonia, em uma praia tranquila.

Aqua loca beach bar Milos (Paliohori beach): Beach bar localizado na praia de Paliohori, bem estruturado, animado durante o dia.

 

Não deixe de conhecer essa ilha maravilhosa, e se você tiver mais 1 ou 2 dias, combine a ilha de Milos com a vizinha Kímolos, é uma ilhota pequena, muito menos turística e bem próxima de Milos, vale a pena estender uma noite por lá.