CARAÍVA – Dicas sobre o vilarejo mais charmoso da Bahia
PENÍNSULA DE MARAÚ – Roteiro de BARRA GRANDE e TAIPU DE FORA
16 de junho de 2020

JERICOACOARA

Tudo que você precisar saber antes de visitar a Vila de pescadores mais cool do Nordeste

Jericoacoara (ou JERI, para os íntimos, rs) é uma pequena vila de pescadores que fica no município de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, a aproximadamente 300 km de FORTALEZA!

Com seus ventos se tornou o paraíso do windsurf e kitesurf, lá você vai encontrar escolas e professores ensinando e praticando por todo lado.

Eu já fui pra Jeri duas vezes e AMO o charme da vila. A primeira vez que fui, eu era mais nova, tinha uns 12 anos e fui com a família. Naquela época, Jeri era uma vila pequena, com ruas de areia, poucas pousadas e restaurantes e bem roots ✌🏼

Quando voltei em 2018, foi impressionante ver como Jeri ficou famosa e estruturada. Agora existem todos os mais diversos tipos de hotéis, restaurantes, bares e muitos turistas de todas as partes do mundo visitando. Mas, apesar do enorme crescimento com o turismo, continua sendo uma vila pequena, bem cuidada, charmosa e de PÉ NA AREIA.

Como eu disse acima, a vila de Jericoacoara está a 300km de Fortaleza no Ceará e é cercada por um parque cheio de dunas, então a logística para chegar a Jeri costuma não ser nada fácil.

Em 2017 ocorreu a inauguração do Aeroporto Regional de Jericoacoara, na cidade de Cruz (30 km de Jeri), o que ajudou muito o acesso à vila. Contudo, mesmo com este novo aeroporto, fato é que a oferta de voos para lá ainda é baixa, o que faz os preços ficarem salgados.

Então, a maioria das pessoas ainda voa até o Aeroporto de Fortaleza e de lá contratam um Transfer, pega um ônibus ou aluga um carro para ir até Jeri.

Eu recomendo contratar um motorista local para fazer o trajeto em 4×4 (média de R$ 450 o carro para 4 pessoas), porque além das 4 horas de estrada, o final do trecho é pela areia, então, se você não tiver experiência na direção de um 4×4 na areia, não se arrisque!

Quando você chegar a vila de Jeri, a Prefeitura cobra uma TAXA DE TURISMO, no valor de R$ 5 por dia de permanência. Essa taxa pode ser paga na chegada à vila ou pela internet com antecedência.

Agora que você já sabe que não é tão fácil chegar até Jeri, eu aconselho o planejamento de uma viagem de uns 3 a 4 DIAS, no mínimo.

Existem basicamente dois passeios principais, então conte um dia para cada passeio e os dias de deslocamentos.

Infelizmente, se você não mora em Fortaleza ou nos arredores de Jeri e precisa pegar voo e carro até lá, não aconselho a fazer uma viagem de um final de semana.

O ideal é pegar aquele feriadão prolongado e visitar a vila. Ou, se quiser evitar a multidão de turistas (que acontece nos feriados) separa uns 4 dias de férias para ir curtir Jeri pra valer.

A melhor época para visitar Jeri é na época de seca, de julho a dezembro, você vai ter sol garantido.

De janeiro a junho é época de chuvas, sendo março e abril os meses mais chuvosos do ano. Já no final de junho melhora um pouco a probabilidade de chuvas.

Os meses de alta temporada e, portanto, mais caros em Jeri, são janeiro, julho, agosto, outubro, novembro e dezembro, sem contar os feriados.

Julho é o inicio da temporada de ventos, o que faz lotar Jeri de praticantes de kitesurf e windsurf.

Para encontrar opções de hotéis em Jericoacoara clique aqui!

Quando fomos para Jeri em Novembro de 2018, decidimos nos hospedar em um hotel melhor custo/beneficio, já que passaríamos o dia todo fora e depois mudar de hotel para conhecer o famoso Hotel Essenza e curtir o dia todo no hotel mesmo.

Então, durante os primeiros dias nos hospedamos no Hotel Vila Bijupira Jeri Suites e foi uma delícia. O hotel, na verdade, é uma casa e as suítes são alugadas de forma separada formando uma pousada. O quarto era ótimo e confortável, o café da manha uma delícia, mas a piscina deixou a desejar (era bem pequena e feia, se comparada com as fotos do site). A localização era ótima, bem em uma das ruas principais, a poucos passos da praça e dos melhores restaurantes.

No último dia, nos mudamos para o Hotel Essenza Dune, porque fomos para Jeri na época do aniversário do meu namorado, e por isso decidimos passar um dia só relaxando no hotel, que é super famoso pelos quartos com piscina. Mas, para o nosso azar, como também era o feriado de 15 de novembro, todos os quartos do Hotel Essenza principal já estavam lotados, e aí reservamos uma diária no Hotel Essenza Dune, que é uma extensão nova do hotel, com vista da Duna do Pôr do Sol e também possui quartos com piscina.

Eu amei passar o dia no Hotel, ele é bem caro, não possui o melhor serviço do mundo, mas é bem legal passar o dia na piscina do quarto, bebendo um vinho e assistindo o pôr do sol, vale para passar uma noite!

Para organizar sua viagem para Jeri, vou mostrar para vocês como eu organizei o meu roteiro de 4 dias:

DIA 1: Praia e Vila de Jeri e Duna do Pôr do Sol

Quando você chegar à vila de Jeri, pode deixar suas coisas no hotel, colocar um biquini/sunga e já ir conhecer a praia de Jericoacoara, de água azul escura, uma extensão de areia grande e ali pode descansar da longa viagem de carro e desfrutar do fim de tarde na Duna do Pôr do Sol.

DIA 2: Passeio Lado Leste

Alugue um buggy para fazer os passeios do lado leste e do lado oeste. Como estava em casal, achei mais legal alugar um buggy só pra gente, porque assim ficamos mais livres no tempo em cada parada.

O valor foi de R$ 220,00 para o casal a diária. Você pode fechar um pacote com o bugueiro para os dois dias (lado leste e lado oeste).

O passeio pelo lado leste inclui as seguintes paradas:

• Pedra Furada
  • Praia do Preá
  • Árvore da Preguiça
  • Lagoa Azul
  • Lagoa do Paraíso

Não necessariamente nesta ordem, tendo o buggy só pra você, combine com antecedência com o motorista a ordem dos locais que deseja visitar.

O passeio começa por volta de 9h e termina entre 15h e 17h. Contudo, aí também a vantagem de ter o buggy só para você, porque o nosso motorista era tão legal que ele ficava com a gente até o pôr do sol e nos levava para ver o entardecer nos pontos que ele mais gostava (sempre sem mais ninguém).

DIA 3: Passeio Lado Oeste

No terceiro dia, fizemos o passeio para o outro lado. Neste passeio, você vai indo pela praia, até chegar numa travessia de balsa. Depois que atravessa, passa pelo maravilhoso Mangue Seco, depois por praias desertas, até chegar na Lagoa do Tatabjuba.

A primeira parada desse passeio seria num local para pegar uma canoa e ir ver cavalos marinhos. Como já sabíamos que o intuito era ir até um local onde os barqueiros buscam cavalos marinhos dentro de um pote e te mostram para tirar fotos, não achamos um turismo muito atraente e não é o tipo de passeio que nos agrada. Então, quando o nosso bugueiro falou dessa primeira parada já pedimos para pular e seguir o caminho para o próximo.

Então, nossas paradas foram as seguintes:

• Mangue Seco
  • Nova Tatajuba
  • Duna do Funil
  • Lagoa do Tatajuba

A Duna do Funil é ideal para quem quer praticar esquibunda ou sandboard. Como não era nosso intuito, apenas paramos rapidinho para conhecer e fomos para Lagoa do Tatajuba, local em que André passou um tempo fazendo Kitesurf.

Na volta, paramos num local perto do Mangue Seco, em que haviam milhares de pessoas fazendo kitesurf e o André fez mais um pouco. Depois paramos no Mangue Seco para curtir (porque na ida apenas passamos sem parar, já que todos os turistas param primeiro lá, a dica é deixar por último), aí comemos num local simples mas muito charmoso para relaxar e ficar de pernas para o ar.

E, voltando para Jeri, mais uma vez nosso bugueiro nos surpreendeu com um lugar inusitado para ver o pôr do sol, do alto de uma duna enorme, só nós, de onde conseguíamos ver a vila de Jeri de um lado ao longe, a praia de Jeri na frente e o entardecer do outro lado!

DIA 4: Relaxar na Vila e no Hotel

Como disse acima na parte de hotéis, no último dia mudamos de hotel e fomos para o Essenza Dune, escolhemos o quarto com piscina com vista para Duna do Pôr do Sol e no último dia ficamos lá curtindo e relaxando. Fomos a praia, almoçamos, relaxamos na piscina do quarto e vimos o entardecer da nossa piscina privativa. Nada mal, né?

No dia seguinte, foi o dia de nos despedirmos e fazermos todo o percurso de volta para o Rio.

Espero que essas dicas tenham te ajudado a programar a próxima viagem para Jeri. Se tiver alguma dúvida, comentários ou sugestão, não deixe de me mandar uma mensagem aqui embaixo. Depois me contem a experiencia de vocês em Jeri!