USHUAIA
13 de dezembro de 2019
PEQUIM
17 de dezembro de 2019

FILIPINAS

ROTEIRO COMPLETO – 1 MÊS NO PARAÍSO

Prepare-se para descobrir o paraíso na terra. Sim, não é exagero, essas mais de 7 mil ilhas formam um paraíso indescritível.

As Filipinas são um enorme arquipélago, no Sudeste da Ásia, que abrange mais de 7 mil ilhas. A capital é Manila e o fuso horário é mais de 10 horas do horário de Brasília.

Tinha algum tempo que o sonho era visitar as Filipinas e já que decidi ir para o outro lado do mundo, fiquei o máximo que deu, ou seja, quase 1 mês nesse paraíso. Confesso que o deslocamento entre as ilhas nem sempre é fácil, mas vale o esforço para explorar cada cantinho desse país.

O PAÍS É SIMPLESMENTE MARAVILHOSO e um dos lugares mais lindos que já fui na vida. Além de tudo, é bonito de ver como os locais preservam o paraíso particular deles (por exemplo, com uso de canudos de bambu, proibição de levar garrafas plásticas nos passeios de barco e inclusive grandes resorts fechados porque não estavam respeitando as normas ambientais), coisa que quase não vemos no nosso Brasil, infelizmente.

Neste post falo de forma genérica a programação da viagem, com os esquemas de deslocamento, hotéis, voos e roteiro por dias, e depois vou trazer postagens separadas e mais detalhadas para cada ilha.

 

Quando você decide viajar para Ásia, a pergunta essencial a se fazer é: Quando ir?

Nas Filipinas, pode-se dizer que a melhor época para visitar é durante o que chamam de “estação seca”, que vai de novembro a maio. Contudo, a partir de março até maio o calor é mais forte, o que pode ser mais desagradável. Então, o ideal é visitar entre dezembro e fevereiro, já que tem pouca possibilidade de chuvas e é mais fresco.

Fomos em fevereiro de 2019 e foi um mês ótimo!!

 

VISTO PARA BRASILEIROS: Não é necessário solicitar visto de turismo antes de sair do Brasil. Os brasileiros podem ficar até 60 dias no país sem pagar nada, e você solicita o visto direto no aeroporto ao desembarcar. Lembrando que você precisa ter um passaporte válido por 6 meses antes da chegada ao país.

VACINA FEBRE AMARELA: o país exige a vacinação contra febre amarela, então, não esqueça de tomar a vacina com antecedência mínima de 10 dias da viagem e levar o cartão internacional da vacinação.

MOEDA E CÂMBIO: o ideal é você levar dólar ou euro e lá trocar pela moeda local – Peso Filipino (PHP). É bem fácil trocar, não encontrei maiores dificuldades para achar casas de câmbio. Mas cuidado, alguns lugares não aceitam cartão de crédito, então, não conte só com isso.

 

Você vai chegar pelo aeroporto internacional de Manila (MNL). Mas Manila é a capital das Filipinas, é uma cidade grande e você não precisa conhecer, porque definitivamente não é o paraíso que você espera das Filipinas.

Mas ATENÇÃO: o aeroporto de Manila tem 4 terminais. Então, você tem que tomar cuidado quando for comprar os voos internos, porque provavelmente você vai chegar por um terminal internacional e embarcar em outro nacional (as vezes 10 minutos de distância). Dependendo dos horários, recomendo passar a noite em Manila para se precaver (foi o que eu fiz).

 

QUAIS ILHAS VISITAR e QUANTO TEMPO FICAR:

A parte mais difícil de ir para as Filipinas é: dentre 7 mil ilhas, quais delas escolher?

Depois de muito pesquisar, dividimos nossa viagem em 7 ilhas: EL NIDO, CORON, BORACAY, CAMIGUIN, SIQUIJOR, DUMAGUETE e SIARGAO.

É claro que existem muitas outras ilhas que tivemos vontade de visitar, mas o tempo não permitiu. Anote os nomes de outras ilhas para incluí-las na sua viagem ou, quem sabe, para uma segunda ida para as Filipinas: Port Barton, Cebu, Bohol, Cresta de Gallo, Tablas, Bantayan, Badian (kawasan falls), Sohoton.

Para não ser injusta, preciso dar muitos créditos (por ter conseguido escolher as minhas ilhas preferidas e montar meu roteiro) ao YouTuber Lostleblanc que possui vídeos incríveis e sensacionais sobre as Filipinas, com um Top10 maravilhoso para te ajudar a escolher, como esse https://www.youtube.com/watch?v=zYWj-ly7nR8.

 

Vou trazer aqui pra vocês meu roteiro por dias, hotéis e deslocamentos:

  • EL NIDO – 4 dias
  • CORON – 4 dias
  • BORACAY – 1 dia
  • CAMIGUIN – 2 dias
  • SIQUIJOR – 2 dias
  • DUMAGUETE – 1 dia
  • SIARGAO – 5 dias

Essas são as quantidades de dias inteiros considerada ideal para cada ilha, sem contar que as vezes você vai perder um dia todo só de deslocamento para ir de uma ilha para outra.

Aqui as planilhas da minha viagem para vocês terem uma noção do planejamento, inclusive dos deslocamentos, voos e diárias nos hotéis (lembrando que os valores são referentes ao preço para casal e em fevereiro de 2019).

 

*Observação 1 (destaque vermelho na primeira tabela): a cia aérea Air Juan cancelou o voo que ia de Coron para Boracay um dia antes do embarque por motivos climáticos, nos mandou um e-mail dizendo que poderíamos obter o dinheiro de volta ou viajar no próximo voo (que seria 1 semana depois). Como não tínhamos disponibilidade para esperar 1 semana, decidimos pedir o dinheiro de volta e compramos outro voo para Boracay, para não perder o roteiro programado. Bom, como esperado, a cia aérea simplesmente não estornou o valor e nem fez o depósito até hoje. Então, eu não indico a companhia e aconselho evitar.

*Observação 2 (destaque vermelho na segunda tabela): a diária de Sohoton está com o dia riscado, porque pegamos um dia só de chuvas em Siargao e decidimos não ir para Sohoton. Então, perdemos a diária no Club Tara e pagamos uma outra diária no Isla Cabana.

 

Deslocamentos detalhados dia a dia:

Dia 1 (09.fev) – Chegada em MANILA: dormir uma noite para descansar

Dia 2 (10.fev)  – EL NIDO: voo de MANILA para El Nido (4 dias e 5 noites)

Dia 3 (11.fev)  – EL NIDO: passeio de barco privativo tour A

Dia 4 (12.fev)  – EL NIDO: passeio de barco privativo tour B e Nacpan Beach no final do dia

Dia 5 (13.fev)  – EL NIDO: passeio de barco privativo tour C

Dia 6 (14.fev)  – EL NIDO: passeio de barco privativo tour D

Dia 7 (15.fev)  – CORON (4 dias e 4 noites): ferry de El Nido para Coron cedo e tarde livre

Dia 8 (16.fev) – CORON: passeio de barco privativo Lake Tour

Dia 9 (17.fev) – CORON: passeio de barco privativo tour nas ilhas

Dia 10 (18.fev) – CORON: passeio de barco privativo tour nas ilhas

Dia 11 (19.fev) – BORACAY (1 dia e 1 noite): voo de Coron para Boracay e tarde livre

Dia 12 (20.fev) – Dia de deslocamento – voo de Boracay para Cebu, dormir em Cebu e no dia seguinte voo de Cebu para Camigin

Dia 13 (21.fev)  – CAMIGUIN (2 dias e 2 noites): tarde livre

Dia 14 (22.fev)  – CAMIGUIN: passeio de barco privativo tour nas ilhas

Dia 15 (23.fev)  – Dia de deslocamento – voo de Camiguin para Cebu e depois outro voo de Cebu para Dumaguete – dormir uma noite em Dumaguete

Dia 16 (24.fev)  – SIQUIJOR (2 dias e 1 noite): ferry cedo de Dumaguete para Siquijor e a tarde mergulho cilindro

Dia 17 (25.fev)  – SIQUIJOR: volta na ilha de moto e ferry de volta para Dumaguete no final do dia

Dia 18 (26.fev) – DUMAGUETE (1 dia e 2 noites): passeio de barco privativo para Manjuyod Sand Bar

Dia 19 (27.fev) – SIARGAO (5 dias): dia de deslocamento – voo de Dumaguete para Manila e depois outro voo de Manila para Siargao

Dia 20 (28.fev) – SIARGAO: o roteiro original era SOHOTON, mas choveu tanto que desistimos e passamos o dia dentro do hotel em Siargao

Dia 21 (01.mar) – SIARGAO: volta de moto pela ilha

Dia 22 (02.mar) – SIARGAO: passeio Sugba Lagoon e Kawhagan island

Dia 23 (03.mar) – SIARGAO: passeio de barco privativo 3 island hooping

Dia 24 (04.mar) – Dia de deslocamento de Siargao para Manila

Dia 25 (05.mar) – Dia de ir embora!

 

Bom, se você tiver bastante tempo para explorar, não tenha dúvidas, pode ficar pelas Filipinas muito mais do que 1 mês. Mas se você me perguntasse: olha, só tenho 10 ou 15 dias, o que fazer? Com certeza as ilhas mais lindas e que você não pode deixar de conhecer são: El Nido, Coron e Siargao.

Então, se você só tiver 10 dias nas Filipinas, faça o clássico El Nido e Coron. E se você tiver uns 15 dias, faça o trio paraíso: El Nido, Coron e Siargao.

Esse foi um panorama geral de como dividir seus dias pelas Filipinas, mas para saber mais detalhes de cada ilha, não deixe de conferir os posts completos de cada uma nos seguintes links:

E, claro, a última dica é: COMECE A SE PROGRAMAR E VÁ!! Não deixe de visitar esse paraíso na terra, e depois me diga se você não achou o lugar realmente INDESCRITÍVEL. Deixe aqui seu comentário se esse post te ajudou A.Voar 🙂