SANTORINI
9 de maio de 2020
JERICOACOARA – Como chegar, quando ir, o que fazer e todas as dicas
3 de junho de 2020

CARAÍVA

Tudo sobre o vilarejo mais charmoso da Bahia

 

E ai pessoal, quem aí já ouviu falar em Caraíva ou já viu fotos e ficou morrendo de vontade de conhecer? Eu AMOOO aquele lugar, já fui duas vezes e se deixasse iria sempre!!

Caraíva é a comunidade ribeirinha mais linda desse mundão (que eu conheça, é claro) e possui população fixa de mil habitantes, é um vilarejo bem pequeno e familiar mesmo!

Ela fica situada em Porto Seguro, no extremo sul da Bahia (nosso Nordeste maravilhoso), dentro da da Área de Proteção Ambiental Trancoso/Caraíva e próximo ao Parque Nacional de Monte Pascoal. 

Já deu pra perceber que é um PARAÍSO PROTEGIDO, né? E tem que ser mesmo. 

O encontro do Rio com o mar já torna o lugar MÁGICO! Mas, muito além disso, Caraíva faz você se apaixonar por tudo que nos cerca, toda natureza, pé no chão, simpatia dos moradores, belezas naturais e, no fim do dia, você só quer agradecer por pertencer a esse mundo (tendo, de quebra, a igrejinha mais linda para vc aproveitar esse momento)!

 

 

Pra chegar até Caraíva, se vc não for de Porto Seguro e arredores, vai ter que pegar um avião até Porto Seguro, depois um carro e depois um barquinho! Mas sim, VALE A PENA, e o percurso não é tão longo assim.

Saindo do aeroporto de Porto Seguro, vc percorre mais ou menos 2:30 de estrada (metade dela de terra). Pode ir por Arraial d’Ajuda atravessando de balsa e depois seguir ou ir pela estrada por dentro sem pegar a balsa (eu prefiro).

Você também pode ir de ônibus. Faça a travessia de balsa até Arraial d’Ajuda (balsas saem de meia em meia hora) e pegue o ônibus em Arraial.

Chegando em Caraíva deixa seu carro no estacionamento (em média R$ 20 a diária) e atravessa com a canoa (5 reais por pessoa) rumo ao paraíso.

Só de atravessar o rio com o barco vc realmente já se sente no paraíso, é uma das partes que mais AMO, um silêncio profundo e os pássaros cantando, só sentindo pra entender.

Depois que você chegar do outro lado do rio, esqueça carros, o principal meio de transporte na comunidade é, adivinhe, SEUS PÉS. Isso mesmo, leve apenas chinelo na mala ou ande descalço.

Existem também os burrinhos que carregam as pessoas e malas até as pousadas, mas, se você puder, caminhe e deixe os animais descansando =)

 

Você vai encontrar de tudo em Caraíva, desde acampamentos, pousadas simples, até hotéis boutiques super charmosos.

Na primeira vez que fui, fiquei no Hotel Casa da Praia (da foto abaixo), um hotel boutique ótimo, que super indico. Ele tem uma piscina linda em frente ao mar, com quatros aconchegantes, e café da manhã delícia!!!

Da segunda vez, fui no reveillon com mais um grupo de amigos, e alugamos uma casa que foi uma delícia também!

 

 

Você consegue montar um roteiro de quantos dias quiser para Caraíva. Existem, inclusive, passeios de bate e volta de 1 dia. Mas, se você quiser curtir toda a vibração do lugar desde o nascer do dia até o entardecer, passe pelo menos uma noite.

Eu já passei 3 dias e recomendo, passar um final de semana, ou de 3 a 4 dias é perfeito! Mas, quantos mais dias você tiver disponível e quiser ficar relaxando pela comunidade, sinta-se em casa, porque é assim que você vai se sentir, rs!

 

Dependendo de quantos dias você tiver para o seu roteiro, pode organizar com o que eu vou listar abaixo, mas lembre-se, Caraíva é uma delícia para DESACELERAR, fazer as coisas com calma, sentar na praia e pegar um sol, tomar um banho de rio, fazer aquele almoço com calma em alguns dos ótimos restaurantes do vilarejo e terminar o dia apreciando o pôr do sol do rio. 

Então, não importa como você vai montar o seu roteiro ou quantos dias você vai passar em Caraíva, apenas lembre: ‘não tenha pressa’! Então, o que fazer?

 

Ir até a Barra, lugar de encontro do rio com mar e curtir um banho de rio. Lá é aonde todos se encontram para curtir um entardecer lindo. 

 

– Descer o rio de boia ou caiaque. 

 

Ir até a Prainha para relaxar um pouco (mesmo se não quiser descer o rio de boia)

 

Pegar um sol na praia.

 

Visitar a igrejinha mais linda, que é um dos símbolos de Caraíva.

 

Passeios pelos arredores de Caraíva:

– Lagoa do Satu: 3 km de distância de Caraíva, você pode ir andando pela praia.

 

– Praia do Espelho: você pode fazer esse passeio de barco ou ir caminhando (se tiver preparo para isso, porque são 9 km de distância e a única “parada” pelo caminho é na lagoa do Satu) 

 

– Corumbau: contrate um buggy para ir até Corumbau, uma das praias mais isoladas da Bahia. Chegando lá, pegue a canoa e atravesse o Rio Corumbau (R$ 4,00 por pessoa), depois caminhe até a Ponta do Corumbau. O espetáculo da Ponta do Corumbau você só vai encontrar na maré baixa, quando surge um banco de areia enorme em que pode se caminhar por grande parte, com a sensação de estar entrando no mar. 

 

A noite também tem lazer em Caraíva, prepare-se para arrastar o pé no forró. O Forró do Ouriço reveza com o Forró do Pelé e sempre tem boa música e noite animada. 

O famoso Beco da Lua também tem dias com música ao vivo e pessoas bonitas dançando e bebendo. 

 

Em Caraíva, existem restaurantes para todos os gostos e bolsos ($$$), então você vai encontrar o que precisa, vou listar pra vocês os que fui nas viagens e que mais gostei: 

– Cachaçaria Caraíva: pra mim, é o melhor restaurante de Caraíva, TUDO que já comi lá era uma delicia, tem cada sanduíche maravilhoso, e o custo-beneficio vale a pena!

– Boteco do Pará: super famoso pelos pasteis, vale a ida no fim de tarde após curtir o dia no Rio para um pastel. O mais famoso é o pastel de arraia (eu não amei, mas não dá para sair de Caraíva sem experimentar).

– Manga Rosa: restaurante a beira do Rio, uma delícia, mas um pouco mais caro. Comemos uma moqueca de peixe com camarões, estava ótima. 

– Jacarandá: outro restaurante que é um pouquinho mais caro, os pratos são servidos num estilo mais goumert, e é uma delícia. 

 

Caraiva é uma comunidade pequena, sem carros, com  energia elétrica e água suficientes para a comunidade. Então, se for para lá no reveillon (como fui em 2019), prepara porque pode faltar água e energia elétrica, como aconteceu comigo, rs. Mas é só pra você se preparar mesmo, não deixe de ir, porque nada estraga o prazer de estar naquele paraíso. 

Apenas vá e depois me conta aqui nos comentários se você não voltou mais leve, renovado e com outra energia!