TORONTO
11 de abril de 2020
CARAÍVA – Dicas sobre o vilarejo mais charmoso da Bahia
19 de maio de 2020

SANTORINI

Roteiro de 2 dias pela romântica ilha de Santorini

 

Santorini é uma ilha no sul do mar Egeu, a cerca de 200 km a sudeste da Grécia continental. A ilha possui cerca de 73 km e aproximadamente 15 mil habitantes. É o vulcão mais ativo do Arco Egeu e a forma atual da ilha deve-se, em grande parte, à erupção vulcânica que ocorreu aproximadamente em 1.680 a.C, e destroçou o seu território. Todas as ilhas que se formaram à sua volta, também são vestígios dessa erupção.

A Caldera de Santorini é, sem dúvida, uma das maravilhas naturais do planeta Terra, e surgiu após essa explosão vulcânica, fazendo com que hoje Santorini seja uma ampla baía em formato de meia-lua. 

A ilha ficou famosa por sua arquitetura composta por casinhas brancas em encostas e pela paisagem linda, realmente suas casinhas são um charme a parte e a ilha é encantadora. Talvez por sua fama, Santorini provavelmente é a ilha mais cara da Grécia, então prepare o bolso!

As principais cidades turísticas da ilha são a capital Fira ou Thira, Oía e Kamari. 

Oía (a pronuncia correta é “ia”) provavelmente é a cidade mais famosa para os turistas que escolhem visitar Santorini, com o pôr do sol que é um dos mais famosos da Grécia (quiça do mundo). Realmente é um CHARME de cidade, se perder pelas ruelas, lojas e casinhas gregas e terminar o dia com aquele entardecer está no top 10 dos passeios pela Grécia. 

Eu sei que Santorini é super famosa pelo seu pôr do sol, mas faço questão de mostrar pra vocês as fotos da minha amiga Luiza Bellizzi, todas tiradas ao nascer do sol, SIM, o nascer também é LINDO:

 

Ferry:

Como quase todas as ilhas na Grécia, você pode chegar por ferry. Existem barcos partindo de Atenas ou de várias outras ilhas para Santorini. 

Compre com antecedência e lembre-se de mostrar o e-mail com seu ticket na loja do porto para obter o ticket impresso.

Cuidado: é normal ocorrer atrasos!

Voo:

A ilha de Santorini também tem aeroporto, podendo ser acessada de avião. Chegando pelo aeroporto, as opções para ir até o centro de Oía são:

– Ônibus do aeroporto de Thira até Oia de 15 em 15 minutos. O valor do bilhete é de cerca de 1,80 euros por pessoa e pode demorar entre 30 e 40 minutos.

– Taxi: Cerca de 20 a 50 euros. Na maioria das vezes não é ligado o taxímetro, então é sempre melhor negociar o valor antes.

– Serviço de transfer particular do próprio hotel. 

– Serviço de transfer do aeroporto, que custa de 10 a 12 euros por pessoa. Compra o ticket dentro do aeroporto e espera a van encher.

 

Para se locomover por Santorini você pode optar por alugar um carro ou utilizar os ônibus. 

A empresa Ktel tem ônibus que saem da rodoviária de Thira (Fira) (ponto central) regularmente e custam entre 1,20 e 2,40 euros. Os tickets são comprados dentro do ônibus e é preciso ter dinheiro em espécie.

A ilha possui um sistema de ônibus com horários fixados que, na maioria das vezes, funcionam. As linhas levam até o aeroporto, Perissa, Kamari, Monólitos, Oía e Acrotíri (Red Beach).

 

Para aproveitar o clima praiano a melhor época para visitar Santorini é no verão europeu, entre os meses de maio até no máximo setembro.

Evite agosto porque é o mês de férias em toda Europa, o que faz com que as cidades fiquem super cheias. 

 

A ilha de Santorini é linda e charmosa, mas não é tão grande, então você consegue visitar em 2 ou 3 dias inteiros. O número de noites vai depender dos horários do seu voo ou ferry. 

 

A opção mais charmosa e famosa para se hospedar é a cidade de Oía e, para mim, é o melhor lugar para ficar em Santorini.

Mas, se prepare, as hospedagens na ilha são muito caras, então, a segunda opção “mais em conta” é se hospedar na capital Fira. 

Eu estava com mais 4 amigas, então alugamos uma casa no airbnb que ficava bem no centro de Oía e tinha uma vista deslumbrante e privilegiada para o famoso pôr do sol. 

 

ROTEIRO de 2 dias em Santorini:

 

DIA 1:

Nós chegamos em Santorini pela manhã, então no primeiro dia aproveitamos para explorar os arredores de Oia, fazer um passeio de barco e depois curtir o famoso pôr do sol.

Ao longo do dia você pode fazer os seguintes passeios:

Katharos Beach: 10 minutos do centro de Oia, conseguimos ir andando do nosso apartamento. 

Amoudi Bay: aproximadamente 1 km andando da praia anterior, em Amoudi Bay você vai encontrar vários restaurantes a beira mar para relaxar um pouco.

De Amoudi Bay alugar um BARCO para fazer o passeio ao redor da ilha (recomendo MUITO). O que fizemos durou cerca de 4 horas e você consegue ver o que eles chamam de “old volcano” e o “new volcano”, mergulha nas águas quentinhas por conta do vulcão e tem a visão maravilhosa de Santorini de longe. 

Byzantine Castle Ruins: se ainda tiver tempo, quando voltar do passeio, você pode dar uma volta pelas ruínas do castelo bizantino do século XV que fica no alto colina, com uma incrível vista para Oía e o Mar Egeu. De lá se tem um dos melhores ângulos para curtir e tirar foto do famoso pôr do sol (mas cuidado, porque costuma ficar bem cheio). 

Ver o pôr do sol: Costuma ser por volta das 20:30h. 

DICAS importantes sobre o pôr do sol em Santorini: a hora próxima do pôr do sol é muito concorrida, (acredite!), o ideal é chegar antes das 19h e já escolher o lugar que você vai querer guardar para assistir. Você pode escolher ver o pôr do sol do castelo, do mirante, ou ainda escolher algum restaurante ou bar. Se você estiver hospedado em Oía, facilita. Mas se você estiver hospedado em outro lugar e de carro, chegue cedo, porque os estacionamentos ao redor também ficam lotados.

Como já disse acima, nossa casa tinha uma vista linda do pôr do sol, então, depois do passeio de barco, compramos queijos e vinhos e ficamos em casa apreciando o entardecer. 

 

Se você quiser ir para algum restaurante jantar existem vários pelo centro de Oía, mas vou deixar duas dicas aqui: Kastro Oia Restaurant e o restaurante 218°.  

 

DIA 2:

No segundo dia em Santorini, pela manhã pegue um ônibus (20 minutos da estação central até a praia), taxi ou seu carro e vá até Red Beach.

Red Beach é, provavelmente, a praia mais famosa e exótica de Santorini, que impressiona pela cor da areia vermelha e pelas rochas vulcânicas que rodeiam a praia. É uma praia mais isolada e não possui estrutura de restaurante ou beach bar, mas antes de chegar, você encontra alguns locais que vendem água, fruta e snacks.

Vou colocar o que fizemos neste segundo dia e depois mais dicas, ok? 

Como queríamos relaxar, fomos para Red beach, ficamos por lá durante o dia e depois fomos terminar o dia em Imerovigli, em um hotel MARAVILHOSO (Andromeda Villas Luxury Hotel), com um visual INCRÍVEL para ver o pôr do sol. 

Observação: na época que fui, se você consumisse no restaurante/bar do hotel, você podia usar a piscina e ficar o tempo que quisesse sem pagar nada a mais por isso. Ou seja, perfeito, você pode fazer aquele almoço mais tarde no restaurante do hotel e ficar na piscina tomando drinks até o pôr do sol. Confira se ainda estão aceitando quando planejar a sua viagem. 

 

Agora, se você quiser otimizar sua visita a Santorini e conhecer mais lugares, vou colocar uma lista do que fazer no segundo dia, ok? Vamos lá:

– Visitar Red Beach

– De Red beach, você pode pegar um barco na própria praia que te leva para conhecer White beach e Black beach (não se preocupe, você vai ouvir vários barcos fazendo anúncios e chamando os turistas para irem)

– Saindo de Red Beach, você pode ir até a vila de Kamari (onde tem também a praia de Kamari).

– Depois pode terminar o dia indo até Imerovigli, passear pela vila e apreciar o pôr do sol de lá. A vila é bastante encantadora, tem vista para a caldeira e possui as casas construídas em forma de anfiteatro ao redor da caldeira e muitas igrejinhas.

– Se você tiver mais um dia em Santorini e for um apreciador de vinhos, outra dica legal é visitar alguma das vinícolas da ilha. 

 

Infelizmente, não tenho dicas de restaurante em Santorini. 

No primeiro dia almoçamos em Amoudi Bay, mas não gostamos muito do restaurante, escolhemos o errado dentre tantas opções, e sequer me lembro o nome, hahaha. E na noite do primeiro dia fizemos queijos e vinhos em casa.

No segundo dia fizemos o almoço/jantar no Hotel Andromeda Villas Luxury, como disse acima, e esse sim vale super a pena a indicação!

 

Compre um chip no aeroporto ao chegar ou leve um chip internacional do Brasil.

Baixe o mapa da ilha de forma “offline” no Google Maps.

A Voltagem é 220V e a tomada é padrão C ou F (duas bolinhas alinhadas)

As praias de Santorini possuem muitas pedras, mesmo dentro da água, então o ideal é levar ou comprar aquelas sapatilhas para usar dentro da água.

 

Se quiser saber mais sobre outra ilha grega maravilhosa, a ilha de Milos, clique aqui. 

De resto, é só se divertir!! Aproveite e boa viagem! Se esse post te ajudou a organizar seu roteiro, deixe seu comentário, dicas e sugestões abaixo.