SIARGAO
7 de abril de 2020
TORONTO
11 de abril de 2020

CORON – PALAWAN

Todas as dicas que você precisa saber antes de ir

 

Se você ainda não leu o roteiro completo sobre as Filipinas, clique aqui, lá eu falo sobre todo o meu roteiro, preços e os deslocamentos entre as ilhas.

 

Não sei se vocês já sabem, mas eu fiquei noiva em Coron!!! Então, além do lugar deslumbrante que já apaixona qualquer ser humano, esse lugar tem um espaço especial no meu coração, o que faz eu amar ainda mais esse paraíso. O lugar realmente é mágico e você vai encontrar ilhas e lagoas paradisíacas.

Quem me segue lá no Instagram (@avoarblog), já viu as fotos maravilhosas que eu amo postar sobre Coron e nos destaques tem vídeos da viagem toda. Corre lá!

A ilha de Coron fica na Província de Palawan, nas Filipinas, e é normalmente conjugada com El Nido, outro paraíso das Filipinas, por serem pertinho uma da outra. Já que está indo para o outro lado do mundo, você tem que conhecer as duas ilhas!

Quando você começa a pesquisar e ver fotos sobre Coron, fica na dúvida se realmente as fotos retratam a beleza de forma verdadeira, é daquele tipo de lugar que você pensa “só indo para ver”, e sim, quando você chega lá, fica bobo com a cor da água, com a natureza intocada, com o jeito que os locais preservam a sua biodiversidade e com a simpatia do povo. É realmente tudo isso que você vê nas fotos e vídeos (e mais um pouco).

 

Ficamos 4 dias na ilha e é o essencial. Com 3 ou 4 dias você consegue fazer os principais passeios.

Como a ilha em si não tem muita estrutura, eu particularmente achei o centrinho confuso e meio feio, então não considero que tenha muita coisa para fazer além dos passeios durante o dia.

 

Coron tem um aeroporto pequeno (localizado em Busuanga), a cerca de 30 minutos do centro da cidade. De Manila a Busuanga, o voo dura cerca de 1 hora. Também existe a opção de vir de outras cidades, como Cebu.

Como nós estávamos em El Nido, a melhor opção é pegar o ferry de El Nido para Coron, que dura aproximadamente 4 horas. Compramos com antecedência na empresa Montenegro Lines e saímos às 6:00, chegando em Coron ainda conseguimos aproveitar o dia no hotel.

Chegando no porto de Coron, você pode pegar um tuktuk até o seu hotel. Eu tinha cotado o valor do transfer do hotel para me buscar no porto, mas não valia a pena. Aconselho a pegar um tuktuk no porto, super fácil e tem muitos no desembarque.

No dia de ir embora, fomos de avião de Coron para Boracay. No post completo sobre o roteiro das Filipinas coloco para vocês a minha tabela de deslocamentos.

 

Para se locomover na ilha, se você estiver hospedado no centro da cidade e perto do porto, poderá fazer tudo a pé. Para lugares mais afastados você pode alugar moto ou usar os serviços de tuktuk.

Como nosso hotel era um pouquinho mais afastado do centro, não dava para ir andando, quando precisávamos pedíamos um tuktuk pela recepção do hotel.

 

Em Coron ficamos no Hotel The Funny Lion que é simplesmente PERFEITO! Amamos tudo no hotel, sem exceção, desde o serviço, restaurante, café da manhã, quarto, piscina, e sem contar o terraço que possui duas piscinas pequenas aquecidas (no estilo jacuzzi) com bar e happy hour todo dia após os passeios e de frente para o pôr do sol.

Se você tiver disponibilidade, não hesite em ficar neste hotel. Mesmo que ele fique a uns 3 minutos do cento de tuktuk, vale a pena!!

Nós só fomos jantar no centrinho uma vez porque precisávamos de uma internet melhor para resolver o rolo da passagem de ida para Boracay, que foi cancelada, e a internet do hotel não estava funcionando tão bem. No resto dos dias jantamos no restaurante do hotel, que é ótimo também!

Mas, se você não tiver disponibilidade para ficar neste hotel, existem várias opções pela ilha, desde albergues até resorts mais luxuosos, apenas indico ficar por perto do centro para não perder tanto tempo de deslocamento.

 

Roteiro de 4 dias em Coron e passeios:

Para conhecer as principais atrações de Coron, você vai precisar fazer passeios de barco.

Você pode fechar os passeios em uma das diversas agências de turismo espalhadas pelo centro de Coron, fechar direto com algum barqueiro que fica na associação no porto ou fechar com a agência do seu hotel (foi o que fizemos).

Quando for fechar os passeios, você pode se encaixar nos roteiros prontos oferecidos em barcos compartilhados, ou pode contratar um barco privado e montar seu roteiro.

Nós sempre optamos por alugar um barco privado, mesmo que seja mais caro, porque assim você pode sair mais cedo e pegar alguns lugares mais vazios, ou tentar fugir da rota que todos os barcos fazem, sem contar a alegria e delicia de chegar numa ilha só para você.

 

Dia 1:

No dia em que chegamos de El Nido, o ferry chegou por volta de 10:30, pegamos um tuktuk e fomos para o hotel.

Nesse dia, como não daria mais tempo de fazer passeios de barco, poderíamos alugar uma moto e dar uma volta pela ilha. Mas, decidimos almoçar no hotel, aproveitar a piscina e o dia para relaxar sem fazer passeios. Foi o dia da melhor surpresa da minha vida, o dia do SIM, e curtimos muito o dia só nós dois!!

 

Dia 2: Lake Tour

Passeio mais importante de Coron é o tour pelos lagos, que são verdadeiros cartões postas da ilha.

Nesse dia, visitamos a Twin Lagoon, Barracuda Lake, Kayangan Lake, uma praia paramos para almoçar e um ponto de snorkel lindo, mas que não me lembro o nome.

Observação: na maioria das vezes o Barracuda Lake não está incluído no roteiro programado. Ai é só você pedir pra incluir e pagar a taxa de entrada. Uma das vantagens de fazer passeio com barco privado.

 

Dia 3: Tour pelas ilhas

Quando você for fazer o passeio pelas ilhas num barco privado, você pode escolher quais ilhas quer visitar (claro, se elas estiverem no mesmo sentido e não tão longe uma da outra). Funciona assim: você paga um valor pelo barco, e mais uma taxa para cada ilha que visitar.

Decidimos visitar as seguintes ilhas: Ditaytayan Island, Waling Waling Island, Bulog Island e Malcapuya Island.

Essas são ilhas já conhecidas e visitadas por quase todos os turistas, mas não dá para deixar de ir.

As 3 primeiras são simplesmente maravilhosas, me fizerem ficar muito mais apaixonada por Coron. Já a Malcapuya é praia grande, cheia de turista, com estrutura de barracas, então vale deixar pouco tempo para ela e fazer por último (ou, pode até pular se você está fugindo de muitos turistas)!

Eu curti mais as ilhas do que os lagos, confesso, porque nelas você tem aqueles bancos de areia para ficar relaxando, pode chegar na ilha e não ter ninguém (o que não conseguimos nos lagos) e pode ficar quanto tempo quiser.

 

Dica: se for optar por algum roteiro pronto, certifique se as 3 primeiras ilhas que listei estão incluídas. Se não estiver incluída alguma, peça para incluir e pague a taxa para entrar.

Cuidado: se no roteiro da agência disser que o passeio visita Waling Waling Island OU Bulog Island, e não listar as duas, peça para incluir. Provavelmente a agência vai dizer que elas são a mesma coisa, que fica muito perto e já está incluída. Realmente elas são muito perto, MAS são ilhas DIFERENTES, então insista que você quer parar nas duas e certifique que a agência passou isso para o barqueiro, porque senão você pode ter problemas com o barqueiro e acabar não parando em uma das duas. É opinião pessoal, mas eu achei incrível parar nas duas, mesmo sendo pertinho uma da outra. Conseguimos pegar as duas em momentos vazios e foi maravilhoso!!

 

Dia 4: Tour pelas ilhas

Nesse dia decidimos fazer outro tour de barco pelas ilhas, porque eu queria muito conhecer a Pass Island, já tinha visto fotos lindas e queria conferir.

Como ela fica um pouco mais longe e eu não conhecia outras ilhas ao redor para escolher, pedi ao hotel que me indicasse o passeio que levava até lá e deixei as outras paradas por conta do roteiro já pré-programado.

O roteiro incluiu: Pass Island, Calumbuyan Beach, Coral Garden e alguns pontos de snorkel.

Foi maravilhoso. A Pass Island realmente é linda e essas duas outras ilhas também, aproveitamos que estavam vazias e foi ótimo para relaxar pegando um sol.

 

Como disse acima, jantamos quase todos os dias no restaurante do Hotel The Funny Lion, era tudo uma delícia.

Apenas um dia fomos no centrinho e jantamos na Trattoria altrov’e, um restaurante de pizzas e massas, que já tínhamos ido em EL Nido e gostamos. Como disse no post de El Nido, prepare-se para a fila, é sempre enorme, mas vale a espera porque a pizza é uma delícia.

Durante o dia, os passeios incluem almoço!

 

– Baixe o mapa da ilha de forma off-line no Google Maps para facilitar sua vida.

– Compre um chip de celular no aeroporto de Manila assim que chegar nas Filipinas.

– Use e abuse do protetor solar.

 

Acho que consegui resumir tudo aqui para vocês. Se essas dicas te ajudaram A.Voar, deixe seu comentário e boa viagem!!