EL NIDO
10 de fevereiro de 2020
CORON
8 de abril de 2020

SIARGAO – FILIPINAS

Descubra todas as dicas dessa ilha ainda pouco explorada nas Filipinas

 

Antes de ler este post, dê uma olhada no post completo sobre as Filipinas aqui, em que eu descrevo para vocês todo o meu roteiro completo e os deslocamentos entre as ilhas.

Bom, se você pretende viajar para as Filipinas, além do combo El Nido e Coron, você PRECISA incluir na sua lista a ilha de Siargao. Se você me segue lá no Instagram (@avoarblog), já viu que as fotos mais maravilhosas da vida são quase todas das Filipinas e muitas de Siargao.

(todas as fotos deste post estão SEM FILTRO, acreditem!!!)

 

A ilha de Siargao fica localizada na costa nordeste de Mindanao, no mar de Filipinas, e a 800 km a sudeste de Manila. Conta com aproximadamente 200 mil habitantes e é composta por 9 municípios: Burgos, Dapa, Del Carmen, General Luna, Pilar, San Benito, San Isidro, Santa Monica e Socorro.

Conhecida como destino dos surfistas, na ilha está localizada a famosa praia Cloud 9, aonde acontece o evento ‘Cloud 9 Surfing Cup’, um evento da WSL surf, que ocorre entre setembro e outubro, durante a temporada de surfe.

 

Quando você pesquisa a melhor época para ir a Siargao na internet, encontra diferentes dicas nos blogs. O que acontece: Siargao tem o clima equatorial, e é geralmente (muito) quente, húmido e chuvoso durante todo o ano. Então, pode ser que você dê um azar de pegar chuva mesmo nas melhores épocas, como aconteceu comigo em Fevereiro, rs.

A época mais seca em Siargao é entre março e outubro. De qualquer forma, o ideal é visitar Siargao entre os meses de fevereiro e abril, que são os meses menos chuvosos, e assim você pode combinar com o clima das outras ilhas das Filipinas.

Em fevereiro pegamos dias de chuva, mas acredite, a ilha continua te conquistando de qualquer jeito.

 

Ficamos 5 dias na ilha, porque encaixamos mais outras 6 ilhas no nosso roteiro. Mas, sem brincadeiras, não queria ir embora nunca mais.

Em Siargao, o clima é tão maravilhoso e charmoso que dá para ficar uns 10 dias pela ilha.

 

Para chegar a Siargao, existem opções de voos de algumas cidades, como Manila, Cebu, Clak, Davao, Surigao City.

Eu estava em Dumaguete antes de ir para Siargao e como não existia voo direto entre estas ilhas, precisei pegar um voo de Dumaguete para Manila e depois outro voo de Manila para Siargao.

Quando chegar ao aeroporto de Siargao, você vai precisar de um transporte até o seu hotel. Alguns hotéis oferecem o serviço de translado mediante o pagamento de uma taxa e reserva. Ou, outra opção é pegar uma van no aeroporto, não precisa de reserva, porque existem várias pessoas oferecendo o serviço no desembarque e o preço é tabelado (300 PHP por pessoa) para ir até General Luna.

 

Para se locomover na ilha, o ideal é alugar uma moto, meio de transporte simples, pode ser alugada em diversos lugares ou nos hotéis e você acha gasolina sendo vendida em qualquer canto da ilha. Muitos moradores ficam vendendo a garrafa de gasolina na porta de suas casas.

O valor do aluguel da moto é aproximadamente 450 PHP e o litro da Gasolina em média 55 PHP.

Além da moto, existe a opção de alugar carro, mas não vi muitos turistas de carro. Em sua maioria, os carros na rua são as vans que realizam os transportes de turistas.

 

Onde ficar em Siargao? O ideal é se hospedar em General Luna, porque fica perto dos restaurantes e do centrinho mais charmoso de Siargao.

A ilha possui diversos tipos de hotéis, desde os mais luxuosos até albergues com quartos compartilhados.

Eu me hospedei em dois hotéis diferentes, explico. Nós iríamos passar 1 noite em General Luna no dia que chegávamos, depois 1 noite em Sohoton (município de Socorro), e depois voltar para General Luna para mais 3 noites.

Então, na primeira noite fechamos um hotel mais simples, que foi o Viento del Mar. Apesar da boa localização, não indico, porque a estrutura era péssima, quarto e banheiro ruins, não vale a pena.

No dia que iríamos para Sohoton, ficaríamos no hotel Club Tara Resort, que parecia estar no meio de um paraíso, apesar de possuir vários comentários negativos no booking, decidimos arriscar. A ida até Sohoton seria de barco, mas como choveu bastante neste dia, tivemos que cancelar e este destino ficou pendente para a próxima ida a Siargao (ótimo motivo para voltar J).

Fomos então para o último hotel em General Luna, que foi o ISLA CABANA, simplesmente IMPECÁVEL.  Esse hotel se encaixa numa categoria de resort, com quartos menores e outros em forma de cabana, em frente ao mar, com estrutura e serviços maravilhosos. Indico de olhos fechados. Valeu pagar um pouco a mais para ter o conforto do hotel!

Outros resorts da ilha são: Nay Palad, Bravo Resort, Kermit Resort, Blue Resort, Siargao Bleu.

Abaixo algumas fotos do Hotel Isla Cabana :

Vou listar para vocês os passeios que eu fiz e também os que não tivemos tempo de fazer, mas que também são muito indicados.

 

– Cloud 9

Pegue a sua moto e dirija até Cloud 9, pertinho da rua principal, e encontre o paraíso dos surfistas. Se você não surfa, pode alugar uma prancha e fazer uma aula de surfe para brincar nas melhores ondas.

Ali também existe o famoso píer de Cloud 9. Você paga 50 PHP para entrar no deck e ir até a casa de madeira que existe na ponta, subindo dois lances você tem uma visão espetacular de toda a praia.

 

– 3 Island Hopping

Esse tour de barco visita 3 ilhas pertinho de General Luna, que são: Guyam Island, Naked Island e Daku Island.

O passeio é simplesmente IMPERDÍVEL!!! Você vai ver TODOS os tons de azul que existem no mar e vai ficar de queixo caído com a beleza de cada ilha.

Vale a pena alugar um barco privado para chegar cedinho, pegar as ilhas vazias e não ter horário cronometrado para curtir cada uma. Foi a melhor opção que fizemos. Além das 3 ilhas, nosso barqueiro ainda parou em uma outra ilha (Janoyoy Island) que estava com umas piscinas naturais maravilhosas e um visual incrível.

Infelizmente não lembro o valor do barco privativo porque fechamos direto com o hotel e eles organizaram tudo.

 

– Visitar as praias da ilha

No dia que você decidir andar de moto para explorar a ilha, pode parar nas seguintes praias: Doot beach, Pacifico beach, Caridad beach, Alegria beach.

 

– Parar no mirante e no meio da estrada para as famosas fotos dos coqueiros

O cartão postal de Siargao são os coqueiros e, mais ainda, as lindas estradas em que você anda por minutos e só vê coqueiros dos dois lados. Vale a parada para essas fotos maravilhosas!

 

– Palmtree River

Para localizar esse lugar, a dica é procurar no Google Maps por “Maasin Bridge”. Chegando lá, você encontra um rio cheio de coqueiros e com um para se pendurar, vale a pena a experiência!

Depois de várias fotos nas redes sociais, esse ponto já virou cartão postal de Siargao, e fica a apenas uns 20 minutos de moto do centrinho. Se quiser pular do coqueiro, você paga 20 PHP.

 

– Sugba Lagoon e Kawhagan Island:

Sugba Lagoon é um dos pontos turísticos mais famosos de Siargao e você deve separar um dia inteiro só para esse passeio.

Para chegar, vá de moto até Del Carmem (aproximadamente 2 horas desde General Luna), deixe a moto num estacionamento (média de 30 PHP) e de lá pegue um barco para Sugba Lagoon (aproximadamente 1 hora de barco).

Chegando em Del Carmem, você encontrará uma agência, que concentra a distribuição dos barcos, os pagamentos e as opções de passeios que você pode fazer. Existe a opção de barcos em grupo (o barco custa 1600 PHP e pode levar até 6 pessoas) e a opção de barcos privados.

Além disso, você pode visitar só Sugba Lagoon, ou pode conjugar Suba Lagoon com alguma outra praia. Decidimos incluir Kawhagan Island, que é linda e também vale o passeio.

Assim, nosso barco privado para 2 pessoas, incluindo a parada na Kawhagan Island e as taxas, ficou o total de 2.350 PHP.

 

Outros passeios que não tivemos tempo de fazer (lembrando que perdemos 2 dias de chuva), mas que ficarão para a próxima ida a Siargao:

 

– Mangunpunko Rock Pools

Um dos lugares que eu mais queria conhecer em Siargao era Mangunpunko Rock Pools, mas infelizmente elas estavam fechadas durante o período que estávamos na ilha para preservação e conservação da natureza.

Esses imprevistos acontecem e o mais importante é como a comunidade cuida da sua natureza e preserva seus pontos turísticos. Tem épocas que fecham as piscinas, outras épocas fecham a Sugba Lagoon, e assim por diante. O mais importante é estarmos sempre conservando a biodiversidade e claro, o turismo deve ficar em segundo plano. Repito: mais um motivo para voltar para essa ilha paradisíaca.

 

– Sohoton Cove National Park

Existe a opção de fazer o passeio de um dia para Sohoton Cove e voltar. Ou, como disse acima que iríamos fazer, você pode ir para Sohoton e dormir por lá uma noite, mas não conseguimos ir por conta da chuva.

 

– Tak Tak Falls

 

– Tayangban Cave Pools

 

– Corregidor Island

 

La Carinderia: restaurante de massas, muito bom!

Restaurante do Hotel Isla Cabana: algumas noites jantamos no nosso próprio hotel, era uma delícia.

Pacifico Beach Resort: no dia que fomos passear pelas praias do norte da ilha, almoçamos no restaurante desse hotel. É bem simples, almoçamos um “fish and chips” que estava bem gostoso.

Bravo Resort: visitamos o restaurante desse hotel e foi uma noite deliciosa, estava tendo música ao vivo. O cardápio do restaurante é no estilo tapas e pequenas porções, tudo muito gostoso.

 

– Baixe o mapa da ilha de forma off-line no Google Maps para facilitar sua vida.

– Compre um chip de celular no aeroporto de Manila assim que chegar nas Filipinas.

– Use e abuse do protetor solar.

 

Acho que consegui resumir tudo aqui para vocês. Se essas dicas te ajudaram, deixe seu comentário e boa viagem!!