Se você ainda não leu o roteiro completo sobre as Filipinas, clique aqui. Lá você vai encontrar meu roteiro, informações básicas, valores, dicas de deslocamento e planejamento para toda a viagem. Vale a pena dar uma conferida 🙂
Bom, se você está lendo esse post é porque já deve ter ouvido falar em Palawan ou mais especificamente em El Nido, e, sem dúvidas, deve estar planejando uma das melhores viagens da sua vida.
El Nido é um município na Província de Palawan e um dos destinos mais procurados das Filipinas. Maaaaas, apesar de ser uma das ilhas mais famosas, ainda continua sendo um paraíso particular em quase todos os momentos. Não sei se foi sorte nossa ou se a ilha ainda é pouco explorada, mas visitamos praias paradisíacas e simplesmente SEM NINGÉM.
Como todas as ilhas que visitamos nas Filipinas, El Nido é um local bem simples e pobre, não existe quase nenhuma estrutura na cidade. Mas, por outro lado, o povo é muito receptivo, simpático e a beleza do lugar é de deixar o queixo caído. Se você AMA praia e a simplicidade da Ásia, pode planejar sua viagem para ontem.
IMAGINA TER A FAMOSA BIG LAGOON SÓ PARA VOCÊ??
obs.: todas as fotos deste post estão sem nenhum filtro!
Você vai voar de Manila (MNL) para El Nido (ENI). Chegando em El Nido (o aeroporto é mínimo e um charme), você pode combinar com seu hotel de te buscar ou pegar um tuktuk (foi o que fizemos, e é super fácil, fica uma fila de tuktuk na porta do desembarque esperando).
Em El Nido você pode se hospedar bem no centinho ou em hotéis mais afastados.
Optamos por ficar em um hotel no centinho (Coral Cliff Hotel). Ele era bem simples, mas honesto, com atendentes simpáticos e solícitos, quarto e banheiro legais e bem localizado. Eu indico o hotel se você quiser economizar e ficar bem localizado.
Mas, uma outra opção é o Hotel Bayview Resort, uma amiga minha ficou lá quando foi e adorou. Ele fica mais afastado do centrinho, mas você pode pegar um tuktuk para ir e voltar quando quiser.
Se você estiver hospedado no centrinho, vai perceber que as praias por perto não são tão bonitas. Para você conhecer o principal de El Nido e desfrutar do paraíso, você vai precisar fazer passeios de barco todos os dias.
No centrinho de EL Nido, você encontra várias agências de turismo que fecham os tours. Nós deixamos para fechar os passeios quando chegamos e me arrependi, porque as agências mais baratas já estavam com muitos passeios privados esgotados. Então, RESERVE COM ANTECEDÊNCIA!
Abaixo eu escrevi um pouco mais sobre a agência que fechei*.
DICA 1: se você puder, FAÇA TOUR DE BARCO PRIVADO e SAIA CEDO. Isso faz toda diferença e é a melhor dica que você pode ter. Pegamos praias perfeitas e sem ninguém e conseguimos visitar a Big Lagoon e Small Lagoon também sem ninguém. REPITO, VALE A PENA!!!
O esquema de todas as agências de turismo é o mesmo: os passeios são divididos em 4 tours e os locais a serem visitados já são estipulados por tour. Segue abaixo os lugares que são visitados em cada tour:
– TOUR A: Big Lagoon, Secret Lagoon, Shimizu Island, Seven Commandos Beach
– TOUR B: Snake Island, Pinagbuyutan Island, Cathedral Cave, Entalula Beach e Cudugnon Cave
– TOUR C: Helicopter Island, Matinloc Shrine, Secret Beach, Star Beach e Hidden Beach
– TOUR D: Small Lagoon, Ipil Beach, Cadlao Lagoon, Paradise Beach, Pasandigan Beach e Bukal Beach
DICA 2: cada agência de turismo tem o seu horário estipulado para poder entrar na Big Lagoon e na Small Lagoon, ou seja, o governo estipula os horários de cada agência e isso varia a cada dia. Então, sempre confira qual dia da semana a agência tem o primeiro horário de entrada e aí escolha aquele dia para o tour. Por exemplo: nossa agência tinha o primeiro horário da Big Lagoon (tour A) no segundo dia que estaríamos lá e tinha o primeiro horário da Small Lagoon (tour D) no nosso terceiro dia lá. Então fizemos a seguinte ordem: tour C, tour A, tour D e tour B. Vale a pena sempre conferir esses horários antes de fechar a ordem que fará.
DICA 3: no tour C pedir pra almoçar na Mantiloc snorkel area – você almoça no barco no meio do paraíso e sozinho (muito melhor do que na praia que geralmente eles servem o almoço e que é o ponto que todos os barcos compartilhados ficam)!
Observação 1: antigamente o tour A incluía a Big Lagoon e a Small Lagoon, mas o governo proibiu fazer os dois locais no mesmo tour, então fizemos a Big Lagoon no tour A e a Small Lagoon no tour D.
Observação 2: O tour B foi o pior de todos pra mim, inclusive porque o dia estava fechado. Mas nem só por isso, nesse tour você apenas visita algumas praias que não são nada demais e duas cavernas. A única parada bonita desse tour é a Snake Island, na minha opinião. Então, se você só tiver 3 dias, ou precisar fazer menos passeios, esse é o único que daria para “pular”!
Observação 3: vale a pena repetir – SAIA CEDO e não irá se arrepender!!
* Observação 4: Sobre a agência que eu fechei os passeios….
Fechamos com uma agência perto do nosso hotel (nome: Spider), porque achamos a mais barata (o combo dos 4 tours em barco privado com almoço saiu por 30.000 pesos filipinos) e várias outras já estavam com alguns tours esgotados. MAS… você pode passar perrengue. No nosso segundo dia lá, um outro barco da agência quebrou e nosso marinheiro ficou algum tempo ajudando a consertar até sairmos (a sorte foi que, mesmo assim, ainda deu tempo de chegar na Big Lagoon sem ninguém). E no último dia, o nosso barco quebrou e tivemos que esperar um bom tempo na praia até conseguirem outro. Então, apesar do preço, não indico fechar com essa agência. Pesquise com antecedência!
Além dos passeios que são padrão em El Nido, após um dia de tour, nós voltamos e alugamos uma moto para ir até NACPAN BEACH e vale muito a pena fazer isso. A praia é outro estilo, diferente das visitadas nos passeios, ela é extensa, com o mar mais escuro, parece uma praia do Nordeste, mas não fica para trás e também é LINDA! Vale a pena a visita para relaxar e tomar um drink até o pôr do sol.
Por mais que El Nido não tenha muita estrutura, acaba surpreendendo nos restaurantes, possuindo ótimos lugares para comer. Seguem algumas dicas:
Osaka (japonês): Muito bom, não deixa a desejar para nenhum japonês, é no estilo japonês abrasileirado, com pokes, rolls e sushi e sashimi, uma delícia.
Trattoria altrov’e (pizza e massa): prepara-se para enfrentar uma fila enorme ou chegue cedo. É impressionante, toda noite a pizzaria está lotada e não é para menos, a pizza é maravilhosa, vale a visita! Dica: na rua lateral do nosso hotel achamos a Trattoria altrov’e Express (menor, com mesas estilo bar e com mais rotatividade), e só conseguimos comer nessa.
Cafe Athena (grego): AMEI, é um restaurante de comidas gregas e maravilhoso, foi meu preferido.
Happiness (árabe): para quem gosta de comida árabe, não vai se arrepender. O restaurante é uma delícia, além de super charmoso e descolado.
Art Café: famoso “tem de tudo”. Esse restaurante é super comentado nos blogs e indicado, mas foi o que menos gostei, achei muito turístico e não indico.
Não deixe de combinar a viagem de EL Nido com Coron, outro paraíso (na minha opinião, até mais lindo que El Nido).
Importante: compre uma bolsa a prova d’agua e uma sapatilha aquática (você vai achar várias para vender por lá) para poder visitar as praias com tranquilidade.
Bom, acho que depois dessas dicas e dessas fotos não tem como não comprar uma passagem correndo para conhecer esse paraíso (ainda) pouco explorado, né? Corre e vai planejar a sua viagem!!