Eu e mais duas amigas fizemos, em Agosto de 2019, uma viagem de 15 dias pela Itália, conjugando Costa Amalfitana, Capri e Sardenha. Pacote perfeito para conhecer um pouco do sul da Itália.
A Sardenha é a segunda maior ilha do mar Mediterrâneo, tendo a capital em Cagliari, e é um dos principais destinos dos italianos no verão. Também não é para menos, lá está a tão famosa “Costa Esmeralda”, no norte da Sardenha, que é deslumbrante.
A melhor época para visitar é no verão europeu, incluindo maio até setembro. Fomos em Agosto e foi perfeito, mas cuidado, como é uma ilha badalada entre os próprios italianos, planeje e organiza os hotéis com antecedência.
A Sardenha tem 3 aeroportos, um em cada ponto da ilha: um em Cagliari (sul da ilha), um em Ólbia (nordeste) e um em Alghero (noroeste).
Como estávamos em Capri antes, saímos de Capri de ferry até Nápoles, pegamos um taxi no porto até o aeroporto de Nápoles e um voo com destino a Olbia.
A melhor opção para rodar a Sardenha é de carro. A ilha é grande e você pode visitar mais lugares tendo um carro a sua disposição, sem contar que as estradas são ótimas, bem sinalizadas e o GPS funciona muito bem.
Existe transporte público e ônibus entre as praias, mas como alugamos um carro no aeroporto de Ólbia, não sei como funcionam os horários dos ônibus ao certo, vale a pena pesquisar se essa for a sua opção.
Olha, a Sardenha é enorme e a cada canto existem centenas de praias lindas, então, não menospreze. Daria para ficar 1 mês rodando a ilha, sem exagero.
Mas, como não tínhamos todo esse tempo, fizemos apenas a parte norte da ilha em 7 dias. A parte sul ficará para uma próxima viagem.
Você tem duas opções na ilha: ficar hospedado em um só local e fazer bate e volta de algumas praias mais longes, ou ir mudando de hotel e se hospedar em cada praia (foi isso que fizemos).
Então, nos hospedamos em Cala Gonone, Porto Cervo, La Madalena e em Stintino. Abaixo mostro o esquema de hotéis, mas vou falar de cada um deles em posts específicos.
Nesse post vou colocar uma ordem cronológica e o que fiz de forma resumida, mas prometo criar outros posts separados para cada local que ficamos detalhando o que fazer, restaurantes e dicas.
Dia 1 – Chegada em Olbia às 18:00, alugar carro no aeroporto e dirigir para Cala Gonone (1:30 minutos de estrada)
Dia 2 – Passeio de barco pela costa de Cala Gonone
Dia 3 – Acordar cedo, pegar o carro e ir voltando para Porto Cervo (parando nas praias pelo caminho: Cala La cinta, Cala brandinchi, Spiaggia del principe e Spiaggia liscia ruja). A noite, ir ao Phi beach club.
Dia 4 – Ir para La Madalena. Chegando lá, rodar a ilha de carro.
Dia 5 – Passeio de barco para Caprera, Isola Budelli, Isola Santa Maria, Isola Spargi
Dia 6 – O previsto era passeio de barco de novo, mas o tempo estava ruim e aproveitamos para descansar
Dia 7 – Ir para La Pelosa, em Stintino, passar o dia na praia
Dia 8 – Ir para Alghero (aproveitar alguma praia ou visitar a Gruta de Netuno) e voo de volta para Roma.
Valores dos deslocamentos (em Agosto de 2019 – referência valor hotel quarto triplo e valor passagem por pessoa):
Na Sardenha é muito comum que você alugue um gommoni (que é tipo um bote com motor) só para você e dirija sozinho, não precisa de carteira ou qualquer autorização, todo mundo faz isso.
Só que é você quem dirige e ancora o gommoni para ir às praias. Então, como éramos três mulheres e queríamos só curtir, sem passar “perrengue” para entrar e sair das grutas e ancorar o barco nas praias para ter que ir nadando até a areia, preferimos alugar com um marinheiro, e foi a melhor escolha.
De resto, apenas prepare a sunga/biquíni, muito protetor solar e aproveite esse paraíso esmeralda 😉