MILOS
24 de dezembro de 2019

COSTA AMALFITANA

Roteiro de 3 dias pela Costa mais charmosa da Itália

Em Agosto de 2019 fiz uma viagem com mais duas amigas de 15 dias pela Itália, conjugando Costa Amalfitana, Capri e Sardenha. Pacote perfeito para conhecer um pouco do sul da Itália.

A Costa Amalfitana é um trecho de 50 km de costa no litoral, localizada na Província de Salerno, na região da Campânia, e compreende as ‘comunas’ de Vietri sul Mare, Cetara, Tramonti, Maiori, Minori, Ravello, Scala, Atrani, Amalfi, Conca dei Marini, Furore, Praiano e Positano.

Também conhecida como Costa de Amalfi, ela é classificada pela UNESCO como Patrimônio Mundial da Humanidade. E não é para menos, com todo seu valor cultural, histórico e natural, a Costa merece o status que possui.

A melhor maneira de chegar é voar para o aeroporto de Nápoles e de lá partir para a Costa. Mas, se você for chegar por Roma, também é fácil, é só seguir sentido Nápoles.

Tudo dependerá da localização do seu hotel, mas vou dar um panorama genérico apenas para entender.

Pelo aeroporto de Nápoles – opções:

(i) Pegar um trem até Sorrento e de lá pegar um ônibus até o ponto desejado, pela SITA BUS (https://www.sitabus.it/en/)

(ii) Pegar um ferry de Nápoles até a Costa

(iii) Alugar um carro e dirigir até a Costa (+ ou – 1 hora)

(iv) Contratar um serviço de transfer

Pelo aeroporto de Roma – opções:

(i) Pegar um trem até Nápoles e de lá seguir as opções acima

(ii) Alugar um carro e dirigir até a Costa (+ ou – 3 horas)

(iii) Contratar um serviço de transfer

Na minha experiência, chegamos pelo aeroporto de Roma e optamos por alugar um carro. Mas, como estava no final do dia, decidimos ir até Nápoles, dormir e seguir viagem no dia seguinte.

Saindo de Nápoles, optei por começar a Costa pelo “final”, então do hotel pegamos a Autostrada A3 até Vietri sul Mare. Recomendo que você faça isso, porque tem muito menos trânsito e você percorre a maior parte do caminho por estrada reta e duplicada.

A melhor época para visitar, com certeza, é no verão europeu, incluindo maio até setembro.

Fui no mês de Agosto e, claro, estava tudo muito cheio. Como vocês sabem, agosto é o mês de férias escolares na Europa e todas as cidades de praia ficam lotadas. Mas, para piorar, especificamente na Itália, existe um feriado nacional chamado de “ferragosto” e aí sim todos estão de férias.

DICA: O feriado de ferragosto é no dia 15 de agosto, mas normalmente o descanso dura a semana inteira, então a dica é EVITE ESSA SEMANA.

Tenho dificuldade em responder essa pergunta quando se trata de locais de praia, em que você pode passar dias descansando e mudando de praia em praia sem pressa.

Mas, para ser bem prática, a Costa possui apenas 50 km de extensão, então, se você for o tipo de pessoa que não descansa e consegue conhecer vários pontos em pouco tempo, 2 ou 3 dias bastam para conhecer as principais praias e os pontos mais famosos.

Esse ponto foi o meu maior dilema quando estava pesquisando e montando meu roteiro pela Costa.

“Alugar ou não alugar carro? Vale a pena estar de carro na Costa? É muito difícil dirigir na estrada sinuosa? É muito difícil estacionar? Vou achar hotel com estacionamento” – são as perguntas que me fiz diversas vezes e quase nenhum blog me trouxe respostas. Então, vamos lá.

Pela minha experiência, se o seu problema não for dinheiro, alugue sim um carro!

Não que você vá usá-lo todos os dias pela costa (tive experiências usando ferry e ônibus), mas só vale substituir o carro pelo ferry e nem todos os lugares você vai chegar com o ferry. Então, você vai usar o carro para chegar e/ou sair da Costa Amalfitana e, se quiser, vai utilizá-lo com tranquilidade pela Costa.

A estrada é ruim e sinuosa? Sim, mas se você se considera um bom motorista, vá sem medo.

É difícil achar estacionamento? Depende do local, mas sempre achamos estacionamentos pagos. Não é barato (por exemplo: Maiori custava 3 euros a hora, já Positano 8 euros a hora).

É difícil achar hotel com estacionamento? Sim, mas não impossível (falo disso mais abaixo).

Outras opções:

– Ferry: as principais comunas têm ligação marítima, o que é ótimo e super recomendo. Mesmo que você esteja de carro, se decidir passar um dia inteiro em um só local, por exemplo, vale ir e voltar de ferry (ótimo custo-benefício).

– Ônibus: a minha experiência pessoal no único dia que andamos de ônibus não foi boa. Os ônibus ficavam lotados e você tinha que lutar para entrar, normalmente você acaba ficando em pé no calor e naquele zigue-zague.

Mas lembrando, estávamos lá no auge das férias e no meio do ferragosto. Então, se você quiser economizar, opte pelo ônibus e ferry, mas evite a segunda quinzena de agosto.

O melhor lugar para se hospedar é em Positano, Praiano ou Amalfi.

O vilarejo de Positano é o mais charmoso e badalado, então é nele que você passará a maior parte do tempo. Só que os hotéis em Positano são bem mais caros que no resto da Costa. Se você puder, invista nessa hospedagem.

Amalfi é a outra comuna mais famosa da Costa Amalfitana, e também é central para passear tanto para um lado quanto para outro.

Já Praiano é um ponto central entre Positano e Amalfi, com hotéis mais em conta e bom custo benefício.

Quando fui pesquisar hotéis para me hospedar, já em cima da hora para viajar, não achei nada em Positano que coubesse no bolso, então não consegui me hospedar por lá. Optamos por Amalfi e ficamos no Hotel Fontana. O hotel tem nota 6, ele é mais antigo, no estilo pousada, mas possui ótimo custo-benefício.

Escolhi e indico pelos seguintes pontos: Amalfi é um ponto central entre as comunas da Costa; o hotel ficava bem no centro de Amalfi, em frente a Duomo e perto de restaurantes; localizado em frente a praia, ao porto e ao ponto de ônibus; e possuía estacionamento.

Então, por mais que o quarto e o café da manhã fossem simples, vale a indicação por esses pontos positivos.

Observação: na noite que pernoitamos em Nápoles, ficamos no Grand Hotel Orientee vale a dica – hotel maravilhoso, serviço impecável, pessoal da recepção muito simpático e atencioso e café da manhã maravilhoso!!!!

O QUE FAZER – ROTEIRO DE 3 DIAS:
DIA 1:

Acordamos cedo em Nápoles e fomos de carro para Costa Amalfitana. Do hotel pegamos a Autostrada A3 até a entrada por Vietri sul Mare (acima expliquei que recomendo essa estrada por fora para chegar na Costa Amalfi em alta temporada – mais rápido e menos trânsito).

Chegando na Costa, a primeira parada foi na praia de Erchie, que é um vilarejo da comuna de Maiori (achamos estacionamento por 3 euros a hora).

A praia é uma delícia, tem o esquema de restaurantes e espreguiçadeiras na praia.

Partindo para próxima praia, fomos para Maiori e almoçamos no lido* oriente.

*Curiosidade: “lido” em português significa praia, costa, litoral. E você vai encontrar diversos restaurantes e bares de praia com o nome de lido.

Depois de Maiori, você pode parar em Minori para aproveitar mais uma praia no caminho (em Minori apenas passamos de carro, porque já estávamos bem de praia nesse dia).

Fomos então para Ravello: seguindo sentido da Villa Rufolo pelo GPS, achamos um estacionamento pago bem perto.

Chegando lá a dica é se perder pela charmosa Ravello, a região é linda. Visite a Villa Rufolo e a Carmela Ceramiche (uma loja de cerâmica super famosa, lembrando que existem várias lojas de cerâmica espalhadas pela Costa).

Depois de passear, no fim do dia, se quiser jantar em Ravello, vá para o restaurante Rossellinis no Hotel Palazzo Avino ou, se quiser apenas apreciar a vista e tomar um drink, vá até o bar do hotel. Fomos até lá e ficamos apenas no bar, que fica ao lado do restaurante, simplesmente maravilhoso! Peça um bom vinho e aprecie o pôr do sol.

Voltando para Amalfi, jantamos no Ristorante Pizzeria s. Andrea, atrás do nosso hotel, bem ao lado da Duomo de Amalfi.

DIA 2:

Decidimos passar o dia todo em Positano, já que é a comuna mais charmosa da Costa Amalfitana e com certeza vale tirar um dia inteiro para ficar relaxando pela praia e pelas ruelas de Positano.

Fomos de ferry (passe do ferry de Amalfi para Positano – 8 euros para ir e 8 euros para voltar). Como disse acima, o ferry é uma ótima opção se você quiser ficar o dia todo em 1 ou 2 lugares!

Chegando em Positano, você tem duas opções de praia acessíveis a pé: a spiaggia grande e spiaggia del fornillo. Primeiro fomos para a praia de fornillo, que fica a 10 minutos de caminhada do porto, e funciona no esquema de alugar espreguiçadeira (12,50 euros a cadeira na segunda fila ou 15 euros na primeira fila).

*Observação: quase todas as praias da Costa Amalfi funcionam no esquema de lidos/beach clubs, ou seja, restaurantes nas praias e a areia é praticamente particular do restaurante. Para ficar, você precisa alugar uma cadeira e guarda sol, e mesmo não sendo baratos, você pode ser surpreendido por estarem todos cheios ou reservados. Acredite!! Então a DICA é: se quiser passar o dia na praia e conseguir a primeira fileira de cadeiras, reserve a sua antecipadamente!!

Para quem não faz questão de cadeira, a DICA é: tente achar a parte da praia que é pública, sempre existe um cantinho pelas laterais da praia para esticar a toalha!

Depois da praia, pode se perder pelas ruelas de Positano. A cidade é MUITO charmosa e lotada de lojas e restaurantes!

No fim do dia, fomos subindo as escadas (para ter aquela vista linda) e almoçamos no Adamo Eva, simplesmente IMPECÁVEL!!! A comida estava maravilhosa e a vista dispensa comentários!

Depois voltamos de ferry para Amalfi apreciando esse pôr do sol maravilhoso!

DIA 3:

No terceiro dia pela manhã, aproveitamos para ir à Praia de Amalfi, em frente ao nosso hotel.

Depois pegamos um ônibus para a Gruta da Esmeralda (Grotta dello Smeraldo), que fica em Conca dei Marini, entre Amalfi e Positano. Você pode chegar até lá de barco particular ou de ônibus, mas para entrar na gruta tem que pagar (6 euros) e entrar com o barquinho da empresa que explora o local. O barco dá uma voltinha dentro da gruta, aí você consegue ver o azul/verde esmeralda da água e é isso. Sinceramente, é um passeio bem turístico e nada que impressione muito, então se você não tiver muito tempo a perder, pode facilmente pular 😉

Ao sair da gruta, pegamos novamente o ônibus* e fomos até a fiorde de furore. Mas para nosso azar, a praia estava fechada!! Ocorreram alguns deslizamentos de pedras e as autoridades colocaram um muro fechando a descida das escadas que levam até a praia. No dia tinham algumas pessoas pulando o muro, mas decidimos não arriscar e paramos ali mesmo só para as fotos!

*Esse dia decidimos usar o ônibus justamente por causa da praia de fiorde de furore, porque a praia é embaixo de uma ponte no meio da estrada, então é praticamente impossível parar por ali por perto em pleno mês de agosto (ou melhor, em pleno ferragosto).

DICA: outra opção (e segura) para chegar até a praia e aproveitar é com um barco privado.

Depois da praia, pegamos o ônibus e fomos novamente para Positano*. Chegando lá almoçamos no Max Ristorant, passeamos pelas ruelas de Positano, comemos um doce na famosa La Zagara e depois voltamos de ferry para Amalfi.

*Outra opção, depois de parar na Fiorde de Furore, é ir até Praiano, que fica no caminho antes de Positano.

A noite, no último dia, jantamos em Amalfi, pertinho do hotel, no restaurante L’abside.

No dia seguinte, fomos devolver o carro cedo em Sorrento (pegamos a estrada da Costa Amalfi toda até Sorrento, e por isso disse acima que não é a pior coisa do mundo dirigir por ela). Chegando na locadora, pegamos um táxi até o porto e fomos para Capri.

• Adamo ed Eva by Eden Roc (Positano):

– Especialidade: cozinha contemporânea

– Nota geral do restaurante: 10

– Nota do prato consumido: 10 (massa com trufas negras)

– Média do prato: € 30 (sem vinho)

– Observações: Precisa reservar. Vá no fim de tarde para apreciar a vista, é simplesmente sensacional! O melhor restaurante que fomos na Costa Amalfitana.

• Max Ristorante (Positano):

– Especialidade: massa e frutos do mar

– Nota geral do restaurante: 8

– Nota do prato consumido: 7 (espaguete com camarões)

– Média do prato: € 30 (sem vinho)

– Observações: o restaurante é charmoso, no centro de Positano, mas não tem vista. Não amei muito o meu prato, por isso não indico tanto quanto o Adamo ed Eva.

•  Lido oriente (Maiori):

– Especialidade: snack bar (poucas opções de comida)

– Nota geral do restaurante: 7

– Nota do prato consumido: 6 (hambúrguer)

– Média do prato: € 10 (sem drink)

– Observações: é uma boa opção se você quiser apenas ficar observando a praia tomando um drink, não indico para realmente sentar e almoçar.

• Ristorante Pizzeria s. Andrea (Amalfi):

– Especialidade: pizza

– Nota geral do restaurante: 7

– Nota do prato consumido: 8,5 (pizza marguerita)

– Média do prato: € 20 (sem vinho)

– Observações: uma delicia a pizza, bem italiana tradicional!

• L’abside (Amalfi):

– Especialidade: massa e frutos do mar.

– Nota geral do restaurante: 9

– Nota do prato consumido: 9 (risoto com camarões)

– Média do prato: € 20 (sem vinho)

– Observações: um charme o restaurante, fica num cantinho de Amalfi, e tem um atendimento excelente.

• Masanielo Art Café (Amalfi):

Dica de bar em Amalfi. Em alguns dias do verão rola DJ e música até mais tarde.

• Restaurante Rosselinis (no Hotel Palazzo Avino – Ravello):

Não fui, mas é bem recomendado para jantar. Como o restaurante só abre as 19:30, a dica é ficar no bar do hotel antes do jantar.

Acima já alertei sobre o transporte e as praias, volte um pouco para entender.

Também alertei sobre a semana do ferragosto – se puder, evite a semana do dia 15 de agosto na Itália.

Não deixe de conjugar a Costa Amalfi com uma viagem até Capri ou, quem sabe, até a Sardenha também, aproveite e boa viagem!